Por Wallace Nascimento, para o TechTudo


Assim como outras fabricantes chinesas, a Xiaomi ganhou os holofotes por fabricar aparelhos com hardware de ponta e excelente custo-benefício. Um desses exemplos é o Pocophone F1, smartphone com ficha técnica avançada que está no top 10 do benchmark do AnTuTu de dezembro, superando rivais de peso como o Galaxy S9 Plus e Google Pixel 3 XL. Entre as principais especificações estão o Snapdragon 845, da Qualcomm, tela Full HD+ de 6,18 polegadas e bateria de 4.000 mAh.

A marca não tem representação comercial no Brasil e seus celulares não são vendidos oficialmente no país. Entretanto, podem ser uma opção interessante para consumidores com viagem marcada para o exterior. Atualmente, o Pocophone F1 pode ser encontrado no mercado europeu na faixa 290 euros, cerca de R$ 1.215 na cotação atual (sem impostos). Conheça, nas linhas a seguir, as principais especificações do aparelho chinês.

Pocophone é um dos dez celulares mais potentes do mundo, segundo o Antutu — Foto: Divulgação/Pocophone Pocophone é um dos dez celulares mais potentes do mundo, segundo o Antutu — Foto: Divulgação/Pocophone

Pocophone é um dos dez celulares mais potentes do mundo, segundo o Antutu — Foto: Divulgação/Pocophone

Visual

Boa parte dos smartphones asiáticos aderiu ao visual popularizado com o iPhone X, da Apple, e com o Pocophone F1 não foi diferente. O dispositivo sai de fábrica com um display com bordas finas com e famoso entalhe na parte superior - que aloca sensores e câmera frontal.

Na traseira, estão apenas a câmera dupla, na vertical, e o leitor de impressões digitais logo abaixo. O aparelho utiliza plástico poroso na traseira, tem 8,8 mm de espessura e pesa 184 gramas.

São quatro opções de cores, intituladas pela fabricante de Graphite Black, Steel Blue, Rosso Red, Armored Edition – a última com revestimento em kevlar, fibra sintética mais resistente e leve.

Pocophone está disponível em quatro cores — Foto: Divulgação/Pocophone Pocophone está disponível em quatro cores — Foto: Divulgação/Pocophone

Pocophone está disponível em quatro cores — Foto: Divulgação/Pocophone

Tela

A tela do Pocophone F1 tem painel IPS LCD de 6,2 polegadas com resolução Full HD+ (2246 x 1080 pixels). O display traz formato 18,7:9, mais estreito e que promete favorecer a leitura de textos e a exibição do feed de redes sociais. A densidade é de 403 pixels por polegada (ppi).

Tela do Pocophone F1 conta com "notch" similar ao do iPhone X, da Apple — Foto: Divulgação/Pocophone Tela do Pocophone F1 conta com "notch" similar ao do iPhone X, da Apple — Foto: Divulgação/Pocophone

Tela do Pocophone F1 conta com "notch" similar ao do iPhone X, da Apple — Foto: Divulgação/Pocophone

Câmeras

O Pocophone F1 sai de fábrica com o sistema de câmera dupla na traseira. São sensores de 12 e 5 megapixels e aberturas de lente f/1.9 e f/2.0, respectivamente. Com estes números, a promessa é de que o dispositivo fotografe bem mesmo em ambientes noturnos ou com pouca iluminação. A câmera frontal é de 20 megapixels (f/2.0).

Enquanto a câmera traseira grava vídeos em 4K, a frontal filma em Full HD, ambas a 30 fps. Nos dois casos, também é possível fotografar com o efeito bokeh, que desfoca o fundo das fotos.

Pocophone F1 tem câmera dupla de 12 e 5 megapixels na traseira — Foto: Divulgação/Pocophone Pocophone F1 tem câmera dupla de 12 e 5 megapixels na traseira — Foto: Divulgação/Pocophone

Pocophone F1 tem câmera dupla de 12 e 5 megapixels na traseira — Foto: Divulgação/Pocophone

Velocidade

O maior trunfo do Pocophone F1 é o desempenho top de linha. O smartphone está em décimo lugar na lista dos aparelhos que se destacaram na ferramenta de benchmark Antutu, perdendo apenas concorrentes chineses como Huawei Mate 20 Pro, OnePlus 6T e Xiaomi Mi Mix 2S.

Na ficha técnica está o avançado Snapdragon 845, processador octa-core da Qualcomm que chega a velocidades de até 2,8 GHz. São três combinações distintas de armazenamento e memória RAM: 256 GB + 8 GB, 64 GB + 6 GB ou 128 GB + 6 GB de RAM.

Parte do desempenho extraordinário se deve à tecnologia LiquidCool, em que a CPU é protegida e proporciona um controle mais preciso da temperatura, prevenindo superaquecimento e permitindo que o dispositivo alcance velocidades mais altas por mais tempo.

Pocophone F1 é um dos dez smartphones com Android mais rápidos do mundo, segundo o Antutu — Foto: Divulgação/Pocophone Pocophone F1 é um dos dez smartphones com Android mais rápidos do mundo, segundo o Antutu — Foto: Divulgação/Pocophone

Pocophone F1 é um dos dez smartphones com Android mais rápidos do mundo, segundo o Antutu — Foto: Divulgação/Pocophone

Bateria

A bateria é outro ponto de destaque do aparelho chinês. São 4.000 mAh de capacidade, uma das maiores da atualidade. De acordo com a fabricante, a promessa é que o Pocophone F1 ostente até dois dias longe das tomadas.

Versão do Android

O Pocophone F1 sai de fábrica com o Android 8.1 (Oreo), mas já começou a receber a atualização oficial da fabricante para o Android 9 (Pie), atual versão do sistema operacional da Google.

O sistema roda sob a interface MIUI 10.2, bastante modificada e com diversos apps e recursos próprios da marca.

Pocophone F1 já está recebendo o Android 9 (Pie) — Foto: Divulgação/Pocophone Pocophone F1 já está recebendo o Android 9 (Pie) — Foto: Divulgação/Pocophone

Pocophone F1 já está recebendo o Android 9 (Pie) — Foto: Divulgação/Pocophone

Preço e onde comprar

Lançado oficialmente no mercado indiano, o Pocophone F1 é comercializado no mercado asiático e não está disponível para compra no Brasil. Atualmente, seu preço está na faixa de 290 euros internacionalmente, aproximadamente R$ 1.215 sem impostos.

Ficha técnica do Pocophone F1:

  • Tamanho da tela: 6,18 polegadas e proporção 18,7:9
  • Resolução da tela: Full HD+ (2246 × 1080 pixels)
  • Câmera principal (Dual): 12 MP e abertura de f/1.9 e 5 MP de f/2.0
  • Câmera frontal (selfie): 20 MP
  • Sistema: Android 8 Oreo
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 845 (8 núcleos e 2,38 GHz)
  • Memória RAM: 6 GB ou 8 GB
  • Armazenamento (memória interna): 64 GB, 128 GB ou 256 GB
  • Cartão microSD: compatível
  • Capacidade da bateria: 4.000 mAh
  • Dual SIM: sim
  • Telefonia: LTE
  • Peso: 182 gramas
  • Cores: grafite, azul aço, vermelho, carbono

Nova linha Moto G7 chega ao Brasil: veja preço e ficha técnica

Nova linha Moto G7 chega ao Brasil: veja preço e ficha técnica

Via Poco

Mais do TechTudo