Por Bruna Telles, para o Techtudo


Owen "smooya" Butterfield está temporariamente banido da FACEIT Pro League (FPL) de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). O anúncio foi feito pela própria organização do evento nesta quarta-feira (6), que alegou que o Awper da BIG foi tóxico ao fazer comentários ofensivos para outro jogador. Na noite de terça-feira (5), smooya confessou em uma live na Twitch TV que ofendeu o jogador Ismail "refrezh" Ali, da OpTic Gaming, em uma partida da FPL.

Além de ter xingado refrezh, smooya mandou o jogador da OpTic "se matar". O britânico continuou as ofensas em seu Twitter, onde em mensagem já apagada dizia para refrezh "não competir na FPL quando estiver de mau humor", e "não desperdiçar" o tempo do AWPer. A FACEIT não revelou quando o pro player vai poder voltar a jogar.

Smooya: britânico ex-AWPer da BIG novamente é pego em controvérsia de comportamento tóxico — Foto: Divulgação/ESL Smooya: britânico ex-AWPer da BIG novamente é pego em controvérsia de comportamento tóxico — Foto: Divulgação/ESL

Smooya: britânico ex-AWPer da BIG novamente é pego em controvérsia de comportamento tóxico — Foto: Divulgação/ESL

O caso rapidamente ganhou destaque nas redes sociais, levando ao pronunciamento da FACEIT. "Após os eventos recentes e os vários clipes que surgiram, decidimos colocar smooya no banco da FPL, dando a ele algum tempo para clarear suas ideias e ajustar seu comportamento", disse o manager da FACEIT Milos Nedeljkovic, no site oficial da FACEIT. "Ele irá refletir sobre tudo e se acalmar, sem potencialmente dizer nenhuma palavra que possa possa arruinar sua carreira. Só queríamos avisar a vocês porque vocês não verão ele [na competição]", completou o texto.

Logo após a notícia do banimento temporário sair, smooya declarou em seu Twitter que a punição valeria "para o futuro próximo". Embora o jogador não tenha pedido desculpas pelo comportamento, ele disse que não acha que seu comportamento foi certo.

Smooya foi temporariamente banido da FACEIT Pro League — Foto: Reprodução/FACEIT Smooya foi temporariamente banido da FACEIT Pro League — Foto: Reprodução/FACEIT

Smooya foi temporariamente banido da FACEIT Pro League — Foto: Reprodução/FACEIT

Em outubro do ano passado, smooya já havia se envolvida em outra controvérsia do tipo, desta vez durante a Season 6 da StarSeries. Na ocasião, o ex-capitão da Mousesports, Chris "chrisj" Jong chamou o AWPer de "desrespeitoso em seu Twitter, após suas atitudes dentro do jogo durante uma partida na Fase de Grupos da competição".

Smooya foi colocado no banco da BIG, permitindo o retorno de Johannes “nex” Maget para a line up. Nex deve defender a BIG no Intel Extreme Masters Katowice Major e na etapa online da FACEIT Pro League.

MAIS DO TechTudo