Redes sociais

Por Raquel Freire, para o TechTudo


O boato sobre o Facebook limitar o alcance de posts para 25 amigos foi desmentido pela própria rede social. Em uma publicação em seu blog oficial, a plataforma fez questão de explicar que a corrente sobre um "novo algoritmo" que faria com que os conteúdos chegassem a apenas 25 ou 26 pessoas é falsa. O boato vem se espalhando pela rede no Brasil e em outros países.

O texto circula desde 2017, sendo copiado e colado com pequenas alterações. Além da quantidade de amigos, outra característica comum na estrutura é o pedido para que os contatos comentem na publicação, pois isso "burlaria o sistema" e faria com que os posts do autor começassem a aparecer para além dos tais 25 ou 26 amigos.

Boato sobre Facebook limitar postagens para 25 amigos é desmentido pela rede social — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo Boato sobre Facebook limitar postagens para 25 amigos é desmentido pela rede social — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Boato sobre Facebook limitar postagens para 25 amigos é desmentido pela rede social — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O falso alerta é similar ao que ocorre com o Instagram, em que um boato afirma que uma mudança no algoritmo restringiu o alcance das postagens dos usuários para 6% ou 7% dos seguidores — viral também desmentido pela rede social de fotos.

Em relação ao Facebook, o texto sobre a suposta atualização no código começou nos Estados Unidos, mas desde o início do rumor já era possível encontrar publicações de brasileiros com a mesma mensagem. Uma busca rápida na plataforma retorna resultados em português do final de 2017 e início de 2018.

Publicação do início de 2018 afirma que Facebook limita posts para 26 amigos — Foto: Reprodução/Facebook Publicação do início de 2018 afirma que Facebook limita posts para 26 amigos — Foto: Reprodução/Facebook

Publicação do início de 2018 afirma que Facebook limita posts para 26 amigos — Foto: Reprodução/Facebook

A nota do Facebook não deixa claro se o volume de posts com esse boato voltou a crescer nas últimas semanas, mas o TechTudo encontrou publicações recentes com a mensagem, o que pode ter motivado o comunicado. Como toda corrente, esta também pede para que os leitores passem a mensagem adiante, copiando e colando o texto em seu próprio Feed.

Compartilhamento recente de mensagens com o boato pode ter motivado Facebook a se pronunciar — Foto: Reprodução/Facebook Compartilhamento recente de mensagens com o boato pode ter motivado Facebook a se pronunciar — Foto: Reprodução/Facebook

Compartilhamento recente de mensagens com o boato pode ter motivado Facebook a se pronunciar — Foto: Reprodução/Facebook

O que há de verdade por trás do post?

O que esse rumor tem de diferente em relação a muitos outros que circulam por aí é que ele tem um certo fundo de verdade. Desde 2015 o Facebook prioriza publicações de amigos próximos, em detrimento de páginas e contatos mais distantes.

Ao longo do tempo, a plataforma fez mais atualizações em seu algoritmo para reforçar essa medida, anunciadas em 2016 e em janeiro de 2018. Em todas essas situações, a empresa garantiu que a mudança foi baseada no feedback de usuários e teve como objetivo proporcionar uma experiência mais agradável na rede social, fazendo com que posts de amigos e familiares tomassem mais espaço no feed de notícias.

Post de Mark Zuckerberg em janeiro de 2018 sobre mudança para deixar feed mais próximo de amigos e familiares — Foto: Reprodução/Facebook Post de Mark Zuckerberg em janeiro de 2018 sobre mudança para deixar feed mais próximo de amigos e familiares — Foto: Reprodução/Facebook

Post de Mark Zuckerberg em janeiro de 2018 sobre mudança para deixar feed mais próximo de amigos e familiares — Foto: Reprodução/Facebook

Para identificar quem são os amigos próximos, o Facebook se baseia nas interações entre as pessoas, o que inclui comentários, curtidas, compartilhamentos e reações. Essa é a razão pela qual os usuários tendem a ver mais ou menos as mesmas pessoas no topo de feed de notícias, o que faz o boato parecer legítimo.

Mas é preciso chamar atenção para uma falha lógica primária da corrente: se o algoritmo realmente restringisse a visualização de posts para 26 pessoas, ninguém fora deste círculo teria acesso à mensagem. Consequentemente, ela não teria efeito para "burlar o sistema".

O que realmente é possível fazer para mudar o feed de Facebook?

Você pode alterar o que vê no seu feed do Facebook pelas configurações. Para isso, na versão desktop da rede social, clique na setinha no canto superior direito da página principal e selecione "Preferências do feed de notícias".

Nesta janela é possível escolher as 30 pessoas e páginas que você gostaria de ver primeiro; deixar de seguir pessoas e grupos; voltar a visualizar pessoas e grupos que você deixou de seguir; colocar amigos, páginas e grupos em modo soneca. Também é possível passar a exibir aplicativos que você desejou ocultar por meio do menu "Ver mais opções".

Janela de configurações das preferências do feed de notícias do Facebook — Foto: Reprodução/Raquel Freire Janela de configurações das preferências do feed de notícias do Facebook — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Janela de configurações das preferências do feed de notícias do Facebook — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Outra forma de alterar o conteúdo do feed e mudar o sistema de visualização e configurá-lo para exibir "Mais recentes". Vale notar que esta configuração não fica salva. Ao fechar e abrir novamente o Facebook, o feed terá voltado para o padrão "Principais histórias". Você deverá repetir o procedimento sempre que desejar rolar pelos conteúdos em ordem cronológica.

Via Facebook

Qual emoji falta no seu teclado do WhatsApp ou Facebook? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Como excluir muitas fotos no Facebook ao mesmo tempo

Como excluir muitas fotos no Facebook ao mesmo tempo

Mais do TechTudo