Celulares

Por Wallace Nascimento, para o TechTudo


O Galaxy J4 Plus ficou entre os mais pesquisados pelos consumidores brasileiros nas primeiras semanas de janeiro, segundo o comparador Zoom. Lançado pela Samsung em novembro de 2018, o aparelho traz preço na faixa de R$ 680 e características de telefones avançados, como tela com bordas reduzidas e bateria acima da média. Básico, o dispositivo não é indicado para aqueles que fazem uso de tarefas mais pesadas, como jogos. Confira, nas linhas abaixo, a lista especial com os principais pontos positivos e negativos.

Galaxy J4 Plus — Foto: Divulgação/Samsung

PONTOS POSITIVOS

1. Câmera traseira com boa abertura

Com proposta de ser mais simples, o Galaxy J4 Plus não traz o popular sistema de câmera dupla. Apesar disso, o sensor único de 13 megapixels na traseira tem abertura de lente f/1.9, capaz de captar mais luz na hora de fotografar. Na prática, isso significa que o aparelho tende a se sair bem mesmo em fotos noturnas e em ambientes com pouca iluminação.

Galaxy J4 Plus tem câmera traseira com 13 megapixels — Foto: Divulgação/Samsung

2. Bateria acima da média

A bateria do Galaxy J4 Plus tem capacidade para 3.300 mAh, consideravelmente maior que a média do mercado. Este valor supera até mesmo o Galaxy S9, atual carro-chefe da Samsung que tem 3.000 mAh. De acordo com a marca, o dispositivo deve permanecer longe das tomadas por até 16 horas no uso do 4G.

Bateria de 3.300 mAh deve render 16 horas de uso do 4G — Foto: Divulgação/Samsung

3. Dual chip com Dual Messenger

Além da possibilidade de usar dois chips de operadora (dual chip), o J4 Plus conta com outro recurso tradicional nos celulares da marca. Com o Dual Messenger, usuários podem utilizar duas contas de apps de mensagens como WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger ao mesmo tempo.

Para microempreendedores, por exemplo, o recurso se tornou importante por permitir usar uma pessoal e outra comercial no WhatsApp, utilizando dois números diferentes.

J4 Plus permite utilizar duas contas de WhatsApp ao mesmo tempo — Foto: Divulgação/Samsung

4. Armazenamento de 32 GB

O armazenamento do Galaxy J4 Plus é de 32 GB, o mínimo recomendado para quem busca um celular moderno. O espaço é usado para guardar fotos, vídeos, músicas e demais documentos. O usuário pode recorrer a cartão de memória microSD de até 512 GB. O acessório é vendido separadamente.

Galaxy J4 Plus tem 32 GB de memória interna — Foto: Divulgação/Samsung

PONTOS NEGATIVOS

1. Tela com baixa resolução

O display traz uma combinação que pode ser perigosa: tamanho grande e baixa quantidade de pixels. Com 6 polegadas, o visor IPS LCD do J4 Plus tem resolução apenas HD+ (1480 x 720 pixels), pouco indicada para telas maiores.

Na prática, o celular deve exibir imagens com baixa quantidade de detalhes. A densidade é 274 pixels por polegada (ppi).

Tela do J4 Plus tem resolução apenas HD+ — Foto: Divulgação/Samsung

2. Hardware defasado

O hardware do J4 Plus é básico e não deve dar conta de tarefas mais complexas de processamento. O chip é o Snapdragon 425, um quad-core de até 1,4 GHz, e a memória RAM tem 2 GB, abaixo dos padrões atuais.

O conjunto deve ser razoável para atividades mais simples, como e-mail e navegação na internet, por exemplo, mas tende a sofrer em tarefas mais pesadas.

Galaxy J4 Plus traz apenas 2 GB de RAM — Foto: Divulgação/Samsung

3. Câmera frontal básica

O Galaxy J4 Plus pode não ser uma boa opção para os amantes das selfies. Com apenas 5 megapixels de resolução, a câmera frontal traz uma abertura de apenas f/2.2, algo que pode decepcionar em locais com pouca luz. Nesse caso, porém, a promessa é que o flash LED faça a diferença.

Nova linha Moto G7 chega ao Brasil: veja preço e ficha técnica

Nova linha Moto G7 chega ao Brasil: veja preço e ficha técnica

Mais do TechTudo