Por Paulo Alves, para o TechTudo


Agora é possível enviar pequenos pagamentos em Bitcoin pelo Twitter. A extensão Tippin para Chrome e Firefox cria um botão dentro da rede social para que seja feita a transferência de forma instantânea. O objetivo, segundo o desenvolvedor plugin, é facilitar o pagamento de doações e gorjetas pela Internet.

O software opera em conjunto com a Lightning Network, uma tecnologia que acelera e barateia as transações da criptomoeda. Depois de instalado no navegador, o Tippin adiciona um ícone ao lado do símbolo de "Curtir" em todos os seus tuítes: basta um clique para abrir o código da carteira e efetuar a transação.

Tippin cria botão no Twitter para transferir Bitcoin — Foto: Divulgação/Pippin Tippin cria botão no Twitter para transferir Bitcoin — Foto: Divulgação/Pippin

Tippin cria botão no Twitter para transferir Bitcoin — Foto: Divulgação/Pippin

Base para o Tippin, a Lightning Network funciona em uma rede independente para evitar a conhecida lentidão do Bitcoin. A tecnologia cria um canal que compartilha a mesma carteira entre usuários que desejam fazer transações entre si. Dentro desse ambiente, é possível fazer transferências livremente de forma instantânea.

A gravação de dados com o novo saldo das carteiras individuais na Blockchain do Bitcoin ocorre apenas no final de um conjunto de operações. Dessa maneira, a confirmação da rede se dá mais rapidamente e por um custo menor – às vezes, de graça. Na prática, a extensão Tippin facilita a criação de um canal entre dois usuários dentro da Lightning Network.

Por enquanto, o software é destinado principalmente para quem precisa fazer transferências de pequenos valores, já que o método oferece menos segurança do que o habitual. Para transações de grandes volumes, ainda é recomendável usar diretamente a Blockchain da criptomoeda.

Via Coindesk

Mais do TechTudo