Redes sociais

Por Carolina Ribeiro, para o TechTudo


O Tellonym é um aplicativo de perguntas e respostas anônimas que funciona de forma semelhante ao polêmico app Sarahah, que ficou famoso em 2017 e foi retirado do ar para dispositivos móveis em 2018. Assim como os outros concorrentes Secret, F3 e Curious Cat, o serviço permite o anonimato na troca de mensagens para os contatos – ou seja, não é possível saber a identidade de quem enviou o texto.

Apesar disso, o Tellonym tem um diferencial na privacidade: a pessoa recebe a pergunta de forma privada e pode optar por não respondê-la e, com isso, a mensagem não será publicada no perfil para que todos os seus amigos consigam visualizá-la. A plataforma, disponível para baixar grátis em celulares Android ou iPhone (iOS), alcançou a marca de 600 mil downloads em janeiro de 2019.

Tellonym permite fazer perguntas e respostas anônimas — Foto: Divulgação/Tellonym Tellonym permite fazer perguntas e respostas anônimas — Foto: Divulgação/Tellonym

Tellonym permite fazer perguntas e respostas anônimas — Foto: Divulgação/Tellonym

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O Tellonym tem algumas ferramentas que melhoram a segurança e a privacidade. O aplicativo permite bloquear usuários para que não seja mais possível enviar mensagens, ver suas respostas, seguir você e ver se você está online. Além disso, é possível escolher apenas receber comentários de pessoas cadastradas no app para saber a sua identidade.

O usuário também pode desativar o recurso que permite que outras pessoas encontrem você pelo seu número de telefone e localização. Outra funcionalidade é desativar o status de atividade. Assim, as pessoas não saberão se você está online, mas o usuário também deixará de saber o status de atividade dos seus contatos. Veja a seguir mais detalhes sobre o Tellonym.

Conheça o Sarahah, novo app de mensagens anônimas

Conheça o Sarahah, novo app de mensagens anônimas

O que é e como funciona?

O Tellonym é um app de perguntas e respostas anônimas. O serviço funciona da seguinte forma: o usuário pode se cadastrar e, com isso, revelar sua identidade ou ele opta por não se registrar e, dessa forma, enviar mensagem sem ser identificado, ficando no anonimato. O destinatário recebe a pergunta de forma privada e escolhe se deseja ou não respondê-la. Caso prefira responder, a mensagem ficará disponível em seu perfil com a possibilidade de todos visualizarem.

Quais os principais destaques do app?

O Tellonym tem diversos atrativos como ver as respostas dos seus amigos no Feed e acompanhar todas as mensagens. Outra ferramenta é possibilidade de encontrar pessoas baseadas no gênero, idade e localização – opção de achar pessoas que estejam próximas de onde você está.

Um diferencial sobre a privacidade é a possibilidade da pessoa receber a pergunta previamente e de forma privada. Assim, ela pode decidir se deseja ou não responder. Se optar por não respondê-la, a mensagem não será publicada no perfil para que seja vista por todos.

Outro destaque é a possibilidade de compartilhar posts no Instagram Stories e integrar o seu perfil a outras redes sociais: Twitter, Instagram, Facebook, Snapchat e WhatsApp.

Compartilhe seu perfil do Tellonym em outras redes sociais — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Compartilhe seu perfil do Tellonym em outras redes sociais — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Compartilhe seu perfil do Tellonym em outras redes sociais — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Quais são as opções de segurança?

O Tellonym conta com diversos mecanismos de segurança. O destinatário pode escolher não responder a pergunta e, com isso, não deixar a mensagem disponível para todos os contatos no seu perfil.

Além disso, o app tem um recurso capaz de filtrar as mensagens e excluir o que for conteúdo inapropriado. O usuário tem a opção de personalizar essa funcionalidade como “Muito baixo” ou “Muito alto”. Há também a possibilidade de adicionar palavras específicas ao filtro para deixar de receber mensagens com esse tipo de conteúdo.

O aplicativo oferece a opção de bloquear as pessoas de duas maneiras. A primeira forma evita que usuários mandem mensagens, vejam suas respostas, sigam você e visualizem seu status de atividade. Nesse caso, a pessoa sabe que foi bloqueada. Outra forma é bloquear alguém de forma anônima. Com isso, o usuário não pode mais enviar mensagens e ele não sabe que você o bloqueou.

Outra ferramenta de segurança é optar por receber apenas mensagens de usuários cadastrados no app. O serviço também permite que a pessoa envie perguntas sem estar necessariamente registrada no aplicativo.

Além disso, o usuário pode reportar mensagens, respostas e perfis inadequados para os moderadores do app. Em casos que envolvam as autoridades legais, o aplicativo pode enviar informações que ajudam a rastrear a identidade do suspeito.

Reportar mensagem no Tellonym — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Reportar mensagem no Tellonym — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Reportar mensagem no Tellonym — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O usuário também pode desativar o recurso de outras pessoas procurarem por você por meio do seu número de telefone ou localização. Vale destacar que o aplicativo não mostra a sua localização exata. Outra opção é desabilitar o status da atividade. Assim, as pessoas não saberão se você está online. Dessa forma, você também deixará de saber o status de atividade dos seus contatos.

Polêmica nos Estados Unidos e Inglaterra

De acordo com o jornal britânico Manchester Evening News, algumas escolas britânicas alertaram aos pais sobre o cyberbullying no Tellonym. O mesmo ocorreu nos Estados Unidos. Segundo o site Mashable, as escolas americanas também falaram sobre o perigo do app, principalmente para os adolescentes. As organizações de vigilância dos pais, como a Protect Young Eyes e Common Sense Media, também fizeram uma campanha para conscientizar os responsáveis sobre o problema.

Em resposta, o CEO da Tellonym, Maximillian Rellin, afirmou que há esforços para evitar o bullying digital. "Nós levamos as preocupações dos pais muito a sério e estamos trabalhando muito duro para combater qualquer mau uso do Tellonym".

Usuário precisa ter mais de 16 anos para usar o Tellonym — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Usuário precisa ter mais de 16 anos para usar o Tellonym — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Usuário precisa ter mais de 16 anos para usar o Tellonym — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Outra polêmica é sobre a idade permitida para usar o app. Na página do aplicativo na App Store, somente os usuários acima de 17 anos podem instalar o software. Já nos “Termos de Uso” do Tellonym é autorizado o uso para pessoas acima de 13 anos.

Em contrapartida, Rellin confirmou que usuários com mais de 13 anos podem usar o Tellonym e o padrão de 17 anos é imposto pela App Store. Ele destaca que pessoas com menos de 16 anos precisam que os pais autorizem o uso do app por escrito via e-mail.

Outros apps polêmicos de mensagens anônimas

Os apps Sarahah, Secret, F3 e Curious Cat também geraram repercussão por desencadear comentários inadequados, incluindo casos de cyberbullying. Assim como o Tellonym, os apps rivais permitem que o usuário envie mensagens de forma anônima. Os apps Sarahah e Secret já não podem mais ser baixados nas lojas App Store e Google Play.

Como enviar WhatsApp anônimo? Confira no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo