Telefonia

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Snapdragon X55 é o novo chip da Qualcomm compatível com internet móvel de quinta geração (5G). O componente viabiliza conexão ainda mais ágil que o modelo anterior. Anunciada junto com o processador Snapdragon 855, a versão X50 alcançava, no máximo, 5 Gb/s. O lançamento, por outro lado, chega a 7 Gb/s de download (recebimento de arquivos) e 3 Gb/s de upload (envio de documentos). Segundo a fabricante, celulares com 5G do X55 devem aparecer no mercado até o final de 2019.

Snapdragon X55 é novo chip 5G da Qualcomm para celulares — Foto: Divulgação/Qualcomm Snapdragon X55 é novo chip 5G da Qualcomm para celulares — Foto: Divulgação/Qualcomm

Snapdragon X55 é novo chip 5G da Qualcomm para celulares — Foto: Divulgação/Qualcomm

O novo modem tem construção avançada de 7 nanômetros e ainda oferece conectividade 4G de até 2,5 Gb/s. Na falta de sinal de alta velocidade, ele ainda opera com 3G ou 2G, flexibilizando o suporte para virtualmente qualquer torre de celular.

Segundo a Qualcomm, o chip pode funcionar em praticamente qualquer rede móvel no mundo por suportar as duas principais implementações de 5G: mmWave e abaixo de 6 GHz. O componente também pode oferecer 5G no mesmo espectro do 4G, aproveitando infraestrutura já existente para acelerar a adoção da tecnologia.

O chip não funciona apenas com celulares. De acordo com a fabricante, o componente também pode ser acoplado em computadores e outros dispositivos. A expectativa é de que o lançamento apareça em dispositivos até o fim do ano.

Galaxy S10, S10 Plus e S10E: veja lançamento dos novos smartphones Samsung

Galaxy S10, S10 Plus e S10E: veja lançamento dos novos smartphones Samsung

Mais do TechTudo