Por Thomas Schulze, para o TechTudo


Red Dead Redemption 2 foi um dos jogos mais premiados de 2018 no PS4 e Xbox One. Como a desenvolvedora Rockstar ainda não anunciou uma versão para computadores, compilamos as principais teorias sobre a vinda do jogo ao Steam e relembramos como foi o lançamento atrasado da versão de GTA V na plataforma. Entenda os problemas e obstáculos que o jogo precisa superar para chegar ao PC:

Apesar de o lançamento de Red Dead Redemption 2 para PC parecer inevitável, é importante lembrar que, até a data de publicação deste texto, não há qualquer informação ou comunicado oficial por parte da Rockstar confirmando a chegada do jogo aos computadores. Além disso, o primeiro Red Dead Redemption até hoje não recebeu uma versão para PC, então não necessariamente isso irá acontecer com o novo título da franquia.

Red Dead Redemption 2 - Review

Red Dead Redemption 2 - Review

A demora para portar GTA V

Embora muitos jogadores estejam frustrados com a demora da Rockstar para confirmar a produção de uma versão de Red Dead Redemption 2 para computadores, vale a pena lembrar que o processo foi bem lento e demorado também com o seu sucesso anterior, o aclamado Grand Theft Auto V, que foi originalmente lançado em 17 de setembro de 2013 apenas para PlayStation 3 e Xbox 360.

Red Dead Redemption 2 pode demorar para chegar ao PC, como aconteceu com GTA V — Foto: Divulgação / Rockstar Red Dead Redemption 2 pode demorar para chegar ao PC, como aconteceu com GTA V — Foto: Divulgação / Rockstar

Red Dead Redemption 2 pode demorar para chegar ao PC, como aconteceu com GTA V — Foto: Divulgação / Rockstar

Quase um ano depois, em 18 de novembro de 2014, o jogo foi portado com várias melhorias gráficas e novos recursos no PlayStation 4 e Xbox One. Finalmente, em 14 de abril de 2015, a versão definitiva do jogo chegou aos computadores, onde pode ser comprada pela loja do Steam. Quem sabe a Rockstar não fará algo parecido com Red Dead Redemption 2, esperando uma nova geração de consoles antes de levar o jogo para o PC?

Quantidade de Mods

Diferente dos consoles de mesa, a cena dos videogames em computadores envolve um amplo cenário de mods, patches e customizações feitas por fãs. É um espaço e infraestrutura completamente diferente, que acabam criando novas formas de jogar e potencialmente desbalanceando o jogo, especialmente porque os jogos de computador são muito mais convidativos para a pirataria e downloads ilegais. Ou seja, a Rockstar precisa gastar um bom tempo protegendo o jogo de hackers.

Red Dead Redemption 2 pode ter seu balanceamento e mundo afetados por mods no PC — Foto: Divulgação / Rockstar Red Dead Redemption 2 pode ter seu balanceamento e mundo afetados por mods no PC — Foto: Divulgação / Rockstar

Red Dead Redemption 2 pode ter seu balanceamento e mundo afetados por mods no PC — Foto: Divulgação / Rockstar

Como Red Dead Redemption 2 já lançou o seu modo online para consoles, antes de levar o jogo para PC será preciso criar, programar e implementar medidas de segurança e filtros que impeçam desde hackers até modders mais inocentes de atrapalharem a experiência dos demais jogadores, o que consome bastante tempo e recursos por parte da produtora. Se o jogo não estiver seguro o bastante, a Rockstar terá que trabalhar em dobro posteriormente, banindo jogadores que driblam as regras.

Superioridade técnica do PC

Embora os jogadores de PlayStation 4 e Xbox One ocasionalmente briguem entre si discutindo sobre qual console possui as melhores especificações técnicas, gráficos e recursos, a verdade é que, quando o tema é performance do hardware, há anos o PC lidera isolado e serve de paradigma em excelência de desempenho, atuando como uma espécie de “teto” para os gráficos.

A versão para PC de Red Dead Redemption 2 deve ter gráficos ainda melhores — Foto: Divulgação / Rockstar A versão para PC de Red Dead Redemption 2 deve ter gráficos ainda melhores — Foto: Divulgação / Rockstar

A versão para PC de Red Dead Redemption 2 deve ter gráficos ainda melhores — Foto: Divulgação / Rockstar

Assim, se o mesmo jogo lançado para PlayStation 4 e Xbox One fosse disponibilizado para computadores, seu visual já sairia um pouco datado e abaixo do desempenho esperado de um hardware tão poderoso. A Rockstar precisa de tempo e recursos extra para levar aos computadores uma experiência ainda mais bonita e imersiva do que a vista nos consoles, premiando os jogadores que investiram nos melhores processadores e placas de vídeo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Os rumores

Boatos sobre o lançamento da versão de PC ganharam mais força em outubro de 2018, quando a varejista MediaMarkt, a maior rede de eletrônicos do continente, listou em seu sistema a versão de computador do jogo, com lançamento previsto para 2019. O print, que você pode ver na imagem abaixo, foi eternizado pelo site holandês TechTastic:

Red Dead Redemption 2 para PC chegou a ser listado na maior rede de lojas da Europa — Foto: Reprodução / Techstatic Red Dead Redemption 2 para PC chegou a ser listado na maior rede de lojas da Europa — Foto: Reprodução / Techstatic

Red Dead Redemption 2 para PC chegou a ser listado na maior rede de lojas da Europa — Foto: Reprodução / Techstatic

A data de 31 de dezembro de 2019 provavelmente segue o padrão dos varejistas online e era uma data arbitrária apenas para preencher o espaço no sistema. Sozinha, essa evidência parece fraca, mas pouco antes, em junho de 2018, um programador da Rockstar listou em seu currículo da rede social Linkedin que estava trabalhando em uma versão para PC de Red Dead Redemption 2. Seu anonimato foi preservado pela Vg247, que deu o furo, mas o print permanece salvo no sistema.

Aumentar a relevância e base instalada

O argumento mais forte a favor de uma versão de Red Dead Redemption 2 para PC é lembrar do sucesso que GTA V alcançou graças a sua abordagem multiplataforma. Até a data de publicação deste texto, foram mais de 100 milhões de cópias vendidas do jogo somando todas as plataformas, o que o tornou o produto de entretenimento com maior arrecadação em toda a história, de acordo com a gamesindustry.

Lançar Red Dead Redemption 2 no PC traria ainda mais lucros para a Rockstar — Foto: Divulgação / Rockstar Lançar Red Dead Redemption 2 no PC traria ainda mais lucros para a Rockstar — Foto: Divulgação / Rockstar

Lançar Red Dead Redemption 2 no PC traria ainda mais lucros para a Rockstar — Foto: Divulgação / Rockstar

Ainda que as vendas de Red Dead Redemption 2 tenham sido ótimas em 2018 somando as versões de PlayStation 4 e Xbox One, superando as 17 milhões de unidades em duas semanas, sem dúvidas a Rockstar está ansiosa para elevar ainda mais esses números com uma versão para PC e até, quem sabe, para os próximos sistemas da linha PlayStation e Xbox, ou até mesmo Nintendo Switch.

Mais do TechTudo