Internet

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O site Melhor Plano, especializado em comparação de serviços de Internet, elegeu a Net Virtua como melhor provedor do país. O levantamento verificou os serviços em cada região a partir de dados coletados em mais de 630 cidades em todo o Brasil. Ao todo, foram 39 milhões de testes de velocidades, além da coleta de opinião de mais de 1 milhão de usuários.

Apesar da vitória da Net Virtua no âmbito nacional, algumas operadoras locais se destacaram na pesquisa regional. A companhia foi eleita como a melhor do país em três categorias: velocidade, satisfação e melhor provedor.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Pesquisa mostra que Net Virtua é o melhor provedor de Internet do país; resultados por estado variam bastante — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

A pesquisa considerou os três quesitos para apontar os vencedores por estados e cidades. Por conta disso, é possível que seu estado ofereça provedores que, na média, são melhores do que os dos estados vizinhos. Além disso, a página de resultados permite visualizar o desempenho por cidade pesquisada.

De acordo com o site, a ideia do levantamento é que o consumidor tenha mais transparência a respeito de quem oferece o melhor serviço em determinada região. Portanto, é também uma forma de ajudar o usuário a fazer uma escolha melhor na hora de contratar um plano de Internet.

Resultados

Apesar do bom desempenho no geral, a Net Virtua não saiu campeã em todos os estados. No Sudeste, São Paulo e Minas tiveram a operadora ganhando todos os quesitos. Já no Rio de Janeiro, por exemplo, a companhia conquistou a categoria de Velocidade, mas ficou atrás em Satisfação, vencida pela Vivo, e avaliação de Provedor, quesito em que a Tim foi melhor. No Espírito Santo, por sua vez, a companhia perdeu para a Vivo em Satisfação.

Como configurar a senha do seu roteador Wi-Fi

Como configurar a senha do seu roteador Wi-Fi

No Paraná, as três categorias foram vencidas pela Copel Telecom, estatal de energia que atua apenas no estado do Sul. Já nos dois vizinhos da região, as vitórias foram da Net Virtua em quase todas as categorias. A única derrota foi para a Vivo, em Satisfação, no estado de Santa Catarina.

No Nordeste também houve estados que repetiram o que ocorreu no Paraná, com operadores locais se destacando. O Ceará, por exemplo, teve a Tianguá como vencedora nos quesitos Melhor Provedor e Velocidade. Na categoria satisfação, a OnLine acabou vencedora no estado. Já na Bahia as coisas foram diferentes, com a Net Virtua triunfando nas três categorias, enquanto o estado de Pernambuco teve a Wantel como grande vencedora.

Nos estados do norte, o domínio também foi da Net. A operadora venceu as três categorias no Amazonas e ainda faturou outras duas no Acre. No Pará, Vivo e WSP dividiram os prêmios.

Via Meu Plano

Qual a melhor empresa de banda larga no Brasil? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo