Jogos de Esporte

Por Murilo Molina


O modo Ultimate Team de FIFA comemora 10 anos de seu lançamento em 2019, e se tornou o carro chefe da franquia de futebol da EA Sports com o passar dos anos. De 2009 até aqui foram diversas mudanças e refinamentos da fórmula, mas as versões mais antigas também ficaram na memória dos fãs do game. Confira fatos e curiosidades interessantes sobre a primeira década do modo FUT.

DLC pago

Antes de se tornar um dos principais modos de jogo da série FIFA, o Ultimate Team chegou ao game como um DLC, conteúdo opcional pago, que precisava ser comprado e baixado pelos jogadores que quisessem jogá-lo.

10 anos de Ultimate Team: veja curiosidades sobre o modo do FIFA — Foto: Divulgação/EA Sports 10 anos de Ultimate Team: veja curiosidades sobre o modo do FIFA — Foto: Divulgação/EA Sports

10 anos de Ultimate Team: veja curiosidades sobre o modo do FIFA — Foto: Divulgação/EA Sports

O modo foi lançado originalmente no dia 19 de março de 2009 para o FIFA 09, e só foi se tornar gratuito com a chegada de FIFA 11, que trouxe o Ultimate Team como parte de seu pacote completo pela primeira vez. Esse ano também marcou a grande popularização do modo entre os jogadores.

A melhor carta

FIFA 19 marcou a história do Ultimate Team com o lançamento carta mais poderosa de todos os tempos para o modo. Ao contrário do que se pensa, o card não representa Cristiano Ronaldo, Messi ou craques do passado como Pelé, Ronaldo ou Maradona.

Trata-se da versão Time da Temporada de Luka Modric, meia do Real Madrid que é o atual vencedor da Bola de Ouro. O croata tem um total de 2701 pontos de atributo, que o colocam como o jogador mais poderoso da história do game.

Modric tem a carta com os melhores atributos da história do FIFA Ultimate Team — Foto: Reprodução/Murilo Molina Modric tem a carta com os melhores atributos da história do FIFA Ultimate Team — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Modric tem a carta com os melhores atributos da história do FIFA Ultimate Team — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Jogadores bizarros

Muito mais do que cartas que se destacaram por sua alta qualidade e valor de mercado, a jornada do Ultimate Team também foi marcada por alguns lançamentos bizarros, que fizeram sucesso entre os jogadores graças a representações cômicas ou equivocadas de jogadores.

Felipe Melo e outro atacante como goleiros, cartas prata com atributos dignos de ouro e erros de escalação então entre os episódios mais marcantes e interessantes da história do modo. Clique aqui e confira a lista.

Felipe Melo ganhou carta como goleiro em Fifa 12 depois de pegar um pênalti — Foto: Reprodução/Murilo Molina Felipe Melo ganhou carta como goleiro em Fifa 12 depois de pegar um pênalti — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Felipe Melo ganhou carta como goleiro em Fifa 12 depois de pegar um pênalti — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Sistema de moral e formações

Antes de chegar ao formato usado hoje para as cartas do Ultimate Team, o game passou por diversas mudanças e adaptações nos status e características dos jogadores. Um dos principais foi o sistema de moral e formações, usado até FIFA 13.

Com isso era importante manter seus jogadores atuando e jogando bem para elevar sua moral e extrair o melhor de seus atributos. Cada card também tinha uma formação estampada, que refletia o esquema em que o atleta renderia mais.

Jogadores tinham atributo de forma e formações favoritas no Ultimate Team — Foto: Divulgação/EA Sports Jogadores tinham atributo de forma e formações favoritas no Ultimate Team — Foto: Divulgação/EA Sports

Jogadores tinham atributo de forma e formações favoritas no Ultimate Team — Foto: Divulgação/EA Sports

Troca de cartas

Impensável nos dias de hoje graças a problemas com distribuição e venda de moedas do jogo, o Ultimate Team chegou a ter um sistema de troca de cartas, que permitia que você e outro usuário simplesmente enviassem cards do game uns para os outros.

Apesar de útil e interessante, a função foi removida nas versões mais recentes do game, o que torna inviável qualquer negociação de jogadores a preços mais baixos que os praticados no mercado de leilões do FUT.

Era possível trocar cartas em versões mais antigas do Ultimate Team — Foto: Reprodução/Murilo Molina Era possível trocar cartas em versões mais antigas do Ultimate Team — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Era possível trocar cartas em versões mais antigas do Ultimate Team — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Técnicos com nota

Simples itens para aumentar o entrosamento dos times, os treinadores hoje são pouco relevantes no FIFA Ultimate Team, mas já tiveram muito mais destaque no passado, quando tinham cartas bem mais valiosas.

Na primeira versão do Ultimate Team os treinadores tinham até mesmo notas individuais, mais ou menos como nas cartas de jogador, que representavam suas qualidades e capacidade de impactar no desempenho do time.

Técnicos tinham suas próprias em FIFA 09 — Foto: Divulgação/EA Sports Técnicos tinham suas próprias em FIFA 09 — Foto: Divulgação/EA Sports

Técnicos tinham suas próprias em FIFA 09 — Foto: Divulgação/EA Sports

Habilidades especiais

Uma das funções mais interessantes e únicas do Ultimate Team de FIFA 09 eram os itens de habilidades, que podiam ativados durante os jogos e criavam efeitos variados, como jogadores mais rápidos, passes mais precisos e até mesmo prejudicavam os jogadores dos adversários.

Entre as possibilidades mais bizarras estava a de tornar o árbitro mais rigoroso em lances do rival, fazendo com que ele marcasse faltas bobas e desse uma "mãozinha" para o seu time por um curto período de tempo.

Habilidades especiais podiam ser ativadas durante as partidas do FUT de FIFA 09 — Foto: Divulgação/EA Sports Habilidades especiais podiam ser ativadas durante as partidas do FUT de FIFA 09 — Foto: Divulgação/EA Sports

Habilidades especiais podiam ser ativadas durante as partidas do FUT de FIFA 09 — Foto: Divulgação/EA Sports

Cartas de jogadores profissionais

Com a popularização do Ultimate Team, jogadores profissionais se tornaram fãs do modo do FIFA e receberam como "mimos" da EA Sports versões turbinadas de suas cartas, entregues exclusivamente a suas contas. Isso se tornou uma tradição nos jogos da série, e hoje em dia é possível saber quando você está enfrentando um craque da vida real no jogo.

Jogadores profissionais recebem cartas especiais da EA Sports para o Ultimate Team — Foto: Reprodução/Murilo Molina Jogadores profissionais recebem cartas especiais da EA Sports para o Ultimate Team — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Jogadores profissionais recebem cartas especiais da EA Sports para o Ultimate Team — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Sistema de entrosamento diferente

O entrosamento é o conjunto de regras que limita a criação de times no FIFA Ultimate Team, fazendo com que os usuários usem jogadores com ligas, clubes ou nacionalidades em comum na hora de montar os seus elencos e consigam o melhor desempenho possível.

Mas o sistema nem sempre foi assim, e na primeira versão do Ultimate Team as três áreas do campo sequer tinham alguma ligação. Isso significa que era possível usar o ataque de uma liga e meio campo e defesa de outras duas sem perder seu entrosamento.

Sistema de entrosamento era diferente nos primeiros Ultimate Team — Foto: Divulgação/EA Sports Sistema de entrosamento era diferente nos primeiros Ultimate Team — Foto: Divulgação/EA Sports

Sistema de entrosamento era diferente nos primeiros Ultimate Team — Foto: Divulgação/EA Sports

Álbum de figurinhas

As similaridades entre as cartas do FIFA Ultimate Team e figurinhas de futebol são bastante claras, e no FIFA 09 era possível criar um verdadeiro álbum usando as cartas obtidas no jogo. O item ficava disponível no menu do modo, e contava com páginas dedicadas aos jogadores de diferentes times e ligas, além de seus uniformes oficiais.

Modo Ultimate Team já teve seu próprio álbum virtual de figurinhas — Foto: Divulgação/EA Sports Modo Ultimate Team já teve seu próprio álbum virtual de figurinhas — Foto: Divulgação/EA Sports

Modo Ultimate Team já teve seu próprio álbum virtual de figurinhas — Foto: Divulgação/EA Sports

Mais do TechTudo