Por Bruna Telles, para o Techtudo


Artifact registrou 278 jogadores simultâneos no dia 25 de fevereiro, de acordo com o SteamDB, site não oficial. O card game da Valve enfrenta queda brusca de players desde dezembro. Em novembro de 2018, quando o game foi lançado, mais de 60 mil usuários acessaram os servidores ao mesmo tempo. O valor registrado no último dia 25 representa uma queda de aproximadamente 99% dos players em relação ao seu primeiro mês. O jogo está disponível para baixar em PC (Steam).

Artifact: jogo de cartas inspirado no universo de Dota 2 vive momentos difíceis para se manter relevante — Foto: Divulgação/Valve Corporation

Em janeiro de 2019 o jogo já havia registrado diminuição de 98% de jogadores ao bater mil pessoas online. A Valve, produtora de jogos de sucesso no competitivo, como DotA 2 e Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), projetou Artifact para ser concorrente de Hearthstone, GWENT e Magic: The Gathering Arena, tradicionais card games na cena. Apesar de ser lançado como uma promessa para os esports, o baixo número de gamers ativos mostra a dificuldades de Artifact se firmar até mesmo entre os casuais.

Entre os possíveis motivos para a impopularidade do game está o seu modelo de receita. O título impôs uma limitação aos jogadores, que ficam incapazes de conseguir um deck completo e forte sem investir dinheiro. Para montar um deck completo sem gastar dinheiro o player precisa jogar por muito tempo. Diversos usuários reclamaram do modelo em fóruns na Internet. Vale lembrar que Artifact custa R$ 77,99, enquanto os seus principais concorrentes são gratuitos.

Mais do TechTudo