Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


As festas de carnaval são sinônimo de aglomeração de pessoas e alguns incidentes podem acontecer, como o roubo, furto ou perda do celular. Nestes casos, algumas atitudes devem ser tomadas para preservar a segurança do usuário e dos seus dados perdidos com o telefone, e minimizar a dor de cabeça causada pelo acontecimento.

O TechTudo reuniu dicas do que fazer após ter o smartphone extraviado nos festejos carnavalescos. Vale dizer que as instruções também são válidas para outros períodos do ano e devem ser seguidas em qualquer caso de desvio do telefone.

Saiba o que fazer em caso de celular roubado no Carnaval 2019 — Foto: Lucas Mendes/TechTudo Saiba o que fazer em caso de celular roubado no Carnaval 2019 — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

Saiba o que fazer em caso de celular roubado no Carnaval 2019 — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

Como fazer Boletim de Ocorrência (B.O.) virtual

Em casos de roubo ou furto do celular, o primeiro passo a seguir é procurar uma delegacia e registrar o Boletim de Ocorrência (B.O.). A vítima deverá informar toda a ocorrência do crime para que a polícia possa iniciar as investigações. Atualmente, todos os estados do país e o Distrito Federal, com exceção do Acre e Roraima, também permitem registrar o B.O. pela Internet, através dos sites das Polícias Civis locais. O documento tem o mesmo valor legal da versão física e deve conter todos os dados da ocorrência.

Veja abaixo a lista de delegacias virtuais de cada estado e do Distrito Federal, com os respectivos links para dar queixa.

Como rastrear o celular

Celulares com Android e iPhones (iOS) possuem recursos de rastreamento remoto, em que é possível saber a localização exata do celular em um mapa. Para que o dispositivo possa ser localizado, é preciso que o usuário tenha ativado essa permissão previamente, e que ele esteja conectado à Internet, seja por 4G ou Wi-Fi.

No iOS, a ferramenta utilizada é o Buscar Meu iPhone, que funciona integrado ao iCloud. No Android, o aplicativo se chama “Encontre meu Dispositivo” e solicita as credenciais da conta Google usada no celular perdido para ter acesso à localização.

Em casos de roubo ou furto, não é indicado dirigir-se por conta própria ao local atual do aparelho. Por questões de segurança, o ideal é comunicar o fato à polícia, para que as autoridades possam tomar as decisões referentes ao resgate do celular.

Encontre Meu Dispositivo mostra localização de um aparelho — Foto: Helito Bijora/TechTudo Encontre Meu Dispositivo mostra localização de um aparelho — Foto: Helito Bijora/TechTudo

Encontre Meu Dispositivo mostra localização de um aparelho — Foto: Helito Bijora/TechTudo

Cadastrar o IMEI nas plataformas de celulares roubados

Alguns estados do país possuem plataformas ligadas ao banco de dados da polícia que podem identificar celulares roubados através do IMEI, o número de identificação do telefone. Acesse o site da secretaria de segurança do seu estado, verifique se o serviço está disponível e faça o cadastro dos seus dados e do seu smartphone. Caso a polícia encontre o seu aparelho, será possível recuperá-lo através da conferência do número do IMEI cadastrado.

É possível descobrir o número do IMEI mesmo sem ter o celular em mãos. A numeração está impressa no código de barras da caixa do aparelho e também na nota fiscal. Caso você não tenha mais acesso a esses itens, é possível descobrir o código através do site da Apple, nos casos de iPhones, ou do Gerenciador de Aplicativos do Google, em telefones com Android.

Como bloquear o celular na operadora

Você também deve bloquear sua linha e seu celular pela operadora de telefonia. Ao realizar a suspensão da linha, qualquer pessoa que estiver em posse do seu smartphone não poderá usá-la para fazer ligações, enviar mensagens ou acessar a Internet, por exemplo. O bloqueio do aparelho, por sua vez, impede a conexão de redes móveis do aparelho. Para isso, você também precisará do número de IMEI, citado acima.

Veja abaixo as formas de contato com as principais operadoras do país para realizar os procedimentos:

Canais de atendimento para bloqueio de linha e aparelho

Operadora Telefone Site Outras opções
Claro 1052 https://minhaclaro.claro.com.br -
Oi 1057 https://www.oi.com.br/minha-oi -
TIM 1056 https://meutim.tim.com.br/ Lojas físicas
Vivo 1058 https://www.vivo.com.br/meuvivo -

Seguro de celular

Caso você possua um seguro para celular ativo, acione a seguradora para informar o ocorrido. É preciso analisar se o seu plano de seguro cobre roubos e furtos para que você receba o estorno. Também é possível que a empresa realize uma perícia para averiguar se o sinistro poderá ser acobertado, ou ainda exija o pagamento da franquia. É importante ter o boletim de ocorrência em mãos, pois o documento pode ser solicitado pela empresa.

Como bloquear ou apagar o smartphone remotamente

Caso você não tenha esperanças de encontrar o aparelho, é possível bloqueá-lo ou apagar todas as informações remotamente. Também utilizando o iCloud e o Encontre Meu Dispositivo, é possível bloquear o aparelho à distância, usando o PIN do dispositivo ou criando uma nova senha. Em casos extremos, também é possível apagar todas as informações do dispositivo e restaurá-lo às configurações de fábrica. Desta forma, suas informações serão perdidas, mas ninguém poderá acessá-las.

É possível rastrear iPhones e celulares com Android remotamente — Foto: Reprodução/Helito Bijora É possível rastrear iPhones e celulares com Android remotamente — Foto: Reprodução/Helito Bijora

É possível rastrear iPhones e celulares com Android remotamente — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Como consertar celular que caiu na água

Como consertar celular que caiu na água

Mais do TechTudo