Produtividade

Por Giulia Araújo, Para TechTudo


Existem muitas opções de programas grátis ou pagos para criar de slides rapidamente e com facilidade. Eles permitem inserir imagens, gráficos e até mesmo links nas apresentações, sejam elas de projetos na empresa ou trabalhos escolares

Se você procura por um programa para usar offline com todas essas funções, confira a seguir uma lista com cinco softwares de apresentação de slides para computador Windows, Linux, macOS ou celular Android e iPhone (iOS). Entre as opções da lista abaixo estão aplicativos tradicionais como o PowerPoint, da Microsoft, até aplicativos gratuitos e menos conhecidos, como o OpenOffice.

PowerPoint: dicas para usar melhor o programa

PowerPoint: dicas para usar melhor o programa

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Microsoft Office Powerpoint

O PowerPoint é uma ferramenta do pacote Office voltada para a criação e reprodução de apresentações. Além da interface interativa e da diversidade de layouts, o programa oferece ao usuário uma gama de funções como inserir vídeos do YouTube, adicionar e editar fotos, salvar o arquivo em PDF e outras utilidades.

Como principal vantagem do app, está a facilidade de mexer no software, que tornou-se referência no mercado. Entretanto, vale lembrar que o PowerPoint offline está disponível apenas mediante pagamento do pacote Office. O programa é compatível com computadores com Windows e macOS, além de possuir uma versão app para celulares iOS e Android.

Apresentação de slides no software Microsoft PowerPoint — Foto: Reprodução/Giulia Araújo

2. Impress

O Impress é uma ferramenta do programa LibreOffice também voltada para criação de apresentações em slide. A maior vantagem desse programa que ele é grátis e pode ser baixado até mesmo em pendrives, por ser muito leve.

Além disso, o programa também traz recursos interessantes e parecidos com o Microsoft, como salvar o arquivo em PDF e uma variedade de templates prontos. A desvantagem é que a interface não é tão interativa e pode ser um pouco desconfortável de início, principalmente para quem está acostumado com o PowerPoint. O software está disponível para Windows, macOS X e Linux.

Apresentação de slide na plataforma Libre Office — Foto: Reprodução/Giulia Araújo

3. Presentations

O Presentations é uma ferramenta especializada em criação e edição de apresentações de slides do FreeOffice, desenvolvido pela empresa SoftMaker Office. Ele é um recurso que possui versão grátis, contando com um layout e uma funcionalidade muito parecidos com o PowerPoint. Contudo, os templates disponíveis são limitados se comparado com outros programas, como o Sway e ferramenta de apresentação do LibreOffice.

Ele se destaca como uma opção para os sistemas operacionais Linux e está disponível também para computadores Windows e macOS. Pode ser acessado também nos smartphones Android, apesar de ser uma experiência limitada, pois a interface nesse dispositivo é confusa.

Software de apresentações de slide Presentations da FreeOffice — Foto: Reprodução/Giulia Araújo

4. Sway

O Sway é um aplicativo da Microsoft que tem todos os recursos do PowerPoint e ainda integra as novas tecnologias online. Disponível na Windows Store, o aplicativo traz uma interface responsiva, proporcionando ao usuário ferramenta para compartilhar a apresentação com outros integrantes, adicionar recursos de plataformas online (YouTube, Dropbox, Twitter) e integrar os arquivos à nuvem.

Além disso, é extremamente fácil montar uma apresentação no Sway, ele tem uma grande variedade de layouts disponíveis para usar nos slides e permite que o usuário escreva um "enredo", facilitando o raciocínio do projeto. Entretanto, não o programa não tem grande compatibilidade com os sistemas operacionais. Pode ser usado apenas nos dispositivos com Windows 10, Xbox One ou pela versão web em qualquer navegador.

Apresentação de slide plataforma Sway — Foto: Reprodução/Giulia Araújo

5. Apresentações OpenOffice

O programa Apresentações, da Apache OpenOffice, é especializado em criar apresentações em diversos formatos, inclusive em slides. O software é totalmente gratuito, fácil de usar, oferece vantagens como a possibilidade de criar animações, inserir textos, planilha, tabelas, gráficos, entre outras. Apesar de oferecer a maior parte das ferramentas do Pacote Office, a interface não é visualmente atraente e tem opções limitadas de layouts para os slides, compondo a maior desvantagem do programa. O Apresentações está disponível para dispositivos com Windows, Mac e Linux.

Apresentação de slide Open Office Impress — Foto: Reprodução/Giulia Araújo

Mais do TechTudo