Áudio e vídeo

Por Isabela Cabral, para o TechTudo


O Spotify tem truques que podem trazer mais praticidade para quem usar o programa no computador. Há também dezenas de atalhos de teclado que cumprem as mais diversas funções no aplicativo. É possível navegar pelas faixas, ajustar a reprodução e gerenciar playlists usando apenas o teclado, integrar músicas do seu PC ao player, a playlist temporária, salvar a lista "Descobertas da Semana", entre outras funções. Confira, a seguir, sete funções pouco conhecidas do Spotify que vão facilitar sua vida na hora de ouvir música.

Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Atalhos

Veja abaixo a lista completa de atalhos do teclado que podem agilizar sua navegação pelo Spotify. A maioria deles funciona tanto no Windows quanto no macOS, mas uns são exclusividades do sistema operacional da Apple. Alguns valem também no web player. Vale lembrar que certas ações só estão disponíveis na conta Premium.

Atalhos do teclado para Spotify

Windows Mac
Criar nova playlist Ctrl-N Cmd-N
Recortar Ctrl-X Cmd-X
Copiar Ctrl-C Cmd-C
Copiar (link alternativo) Ctrl-Alt-C Cmd-Alt-C
Colar Ctrl-V Cmd-V
Apagar Del Del, Backspace
Selecionar tudo Ctrl-A Cmd-A
Reproduzir/pausar Espaço Espaço
Próxima faixa Ctrl-Direita Ctrl-Cmd-Direita
Faixa anterior Ctrl-Esquerda Ctrl-Cmd-Esquerda
Aumentar volume Ctrl-Para cima Cmd-Para cima
Abaixar volume Ctrl-Para baixo Cmd-Para baixo
Mudo Ctrl-Shift-Para baixo Cmd-Shift-Para baixo
Volume máximo Ctrl-Shift-Para cima Cmd-Shift-Para cima
Exibir ajuda F1 Cmd-Shift-?
Filtrar (em Faixas e Playlists) Ctrl-F Cmd-F
Selecione o campo de busca Ctrl-L Cmd-Alt-F, Cmd-L
Voltar Alt-Esquerda Cmd-Alt-Esquerda, Cmd-[
Seguir Alt-Direita Cmd-Alt-Direita, Cmd-]
Ouvir linha selecionada Enter Enter
Preferências Ctrl-P Cmd-,
Fazer logout do usuário ativo Ctrl-Shift-W Cmd-Shift-W
Sair Alt-F4 Cmd-Q
Ocultar janela Cmd-H
Ocultar janelas de outros aplicativos Cmd-Alt-H
Fechar janela Cmd-W
Minimizar janela Cmd-M
Restaurar minimização Cmd-Alt-1

2. Botões de mídia

Os atalhos de teclado só funcionam enquanto o usuário está na tela do programa. Se você está escutando música enquanto trabalha, estuda, navega nas redes sociais ou tem qualquer outra atividade em foco, pode ser útil ter algum controle sobre o streaming a partir de qualquer lugar. Portanto, não esqueça que a maioria dos teclados de computador incluem botões de mídia: play/pause, volume, pular e voltar faixas. Procure pelos respectivos símbolos no seu. Em alguns casos, são teclas exclusivas e, em outros, compartilhadas com outras finalidades.

Maioria dos teclados de computador inclui teclas de mídia — Foto: Barbara Mannara/TechTudo Maioria dos teclados de computador inclui teclas de mídia — Foto: Barbara Mannara/TechTudo

Maioria dos teclados de computador inclui teclas de mídia — Foto: Barbara Mannara/TechTudo

3. Adicionar arquivos

Quem sente falta de um artista ou uma canção em especial, pode integrar arquivos do computador ao Spotify. As faixas em MP3 de sua coleção pessoal podem ser ouvidas normalmente no player e até ser inseridas em playlists, mas apenas de forma local, no próprio dispositivo.

É possível ouvir músicas armazenadas no computador pelo Spotify — Foto: Reprodução / Isabela Cabral É possível ouvir músicas armazenadas no computador pelo Spotify — Foto: Reprodução / Isabela Cabral

É possível ouvir músicas armazenadas no computador pelo Spotify — Foto: Reprodução / Isabela Cabral

Para isso, clique nos três pontinhos na parte superior da janela do software, selecione “Editar” e depois “Preferências”. Nessa tela, procure por “Arquivos locais” e ative a opção “Mostrar arquivos locais”. Abaixo, basta definir a partir de quais pastas o Spotify deve importar suas músicas. Pronto, agora as faixas escolhidas passarão a ser exibidas na seção “Arquivos locais”, disponível no menu lateral.

4. Salvar ‘Descobertas da Semana’

Por meio da playlist “Descobertas da Semana”, o Spotify apresenta semanalmente músicas que o usuário pode gostar, com base nos interesses que seus hábitos já demonstraram. Como a lista é temporária, muda a cada sete dias, vale ficar de olho para não perder nada. Caso tenha gostado das sugestões de determinada semana e queira salvar tudo de uma vez, há uma maneira bem simples de fazer isso. Com a playlist aberta, selecione tudo usando o atalho Ctrl+A ou Cmd+A. Depois, clique com o botão direito do mouse em cima da seleção e escolha a opção “Adicionar à playlist”. Você pode adicionar os itens a uma lista já existente ou criar uma nova.

Você pode guardar a playlist temporária Descobertas da Semana — Foto: Reprodução / Isabela Cabral Você pode guardar a playlist temporária Descobertas da Semana — Foto: Reprodução / Isabela Cabral

Você pode guardar a playlist temporária Descobertas da Semana — Foto: Reprodução / Isabela Cabral

5. Busca avançada

Encontrar algumas músicas pode ser complicado, principalmente, as que têm um nome muito comum. Você pode também querer saber o que foi lançado em um certo ano, por exemplo. Saiba que tudo isso e muito mais pode ser realizado com a ajuda de alguns códigos que filtram os resultados das pesquisas no Spotify. Aprende a seguir quais são esses termos. Eles devem ser inseridos antes da palavra a ser buscada, sem espaço. Para refinar ainda mais a busca, também é possível combinar vários códigos.

Com a ajuda de alguns códigos, é possível fazer uma busca avançada no Spotify — Foto: Reprodução / Isabela Cabral Com a ajuda de alguns códigos, é possível fazer uma busca avançada no Spotify — Foto: Reprodução / Isabela Cabral

Com a ajuda de alguns códigos, é possível fazer uma busca avançada no Spotify — Foto: Reprodução / Isabela Cabral

  • year: Mostra as músicas de um ano ou período em particular. Exemplo: “year:1972-1988”
  • genre: Mostra faixas de determinado gênero musical. Exemplo: “genre:folk-rock”
  • label: Mostra os lançamentos de uma gravadora. Exemplo: “label:som-livre”
  • AND (ou +): Mostra resultados com duas palavras-chave. Exemplo: “Strokes AND Arctic Monkeys”
  • OR: Mostra resultados com uma palavra-chave ou outra. Exemplo: “Zeppelin OR Floyd”
  • NOT (ou -): Mostra resultados referentes ao primeiro termo exceto aqueles contendo o segundo termo. Exemplo: “Beatles NOT love”

6. Ajustes de áudio

Para garantir a melhor qualidade de som possível ao reproduzir músicas no computador pelo Spotify, não esqueça de verificar as configurações de áudio. No menu do serviço, acesse “Preferências” e vá até a seção “Qualidade da música”. Se você é assinante do Premium, ative a opção de transmissão em alta qualidade. Permita também que o volume seja normalizado, ou seja, que todas as faixas sejam tocadas em uma altura equilibrada. Há ainda um recurso para adaptar o volume de acordo com o nível de ruído do ambiente - silencioso, normal ou barulhento.

Ajustes de som do Spotify melhoram a qualidade das músicas reproduzidas — Foto: Reprodução / Isabela Cabral Ajustes de som do Spotify melhoram a qualidade das músicas reproduzidas — Foto: Reprodução / Isabela Cabral

Ajustes de som do Spotify melhoram a qualidade das músicas reproduzidas — Foto: Reprodução / Isabela Cabral

Qual é o melhor streaming de música? Opine no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo