Por Carolina Ribeiro, para o TechTudo


Emojis e vazamento de dados marcaram o mês de fevereiro no TechTudo. O ranking de carinhas mais usadas no Twitter ocupou o primeiro lugar na lista. O relatório que revelou os 30 emojis mais populares no microblog, teve como favorita entre os usuários a carinha chorando de rir (😂). Outra figura que chamou a atenção foi o polêmico emoji “mixuruca” – oficialmente chamado de Pinching Hand ("Mão Beliscando", em tradução livre). O ícone virou piada no mundo todo e foi usado com duplo sentido para se referir ao órgão genital masculino.

No mês passado também ganhou destaque o bug do Instagram que fez diversas contas brasileiras e estrangeiras perderem seguidores drasticamente. Além disso, diversas matérias sobre vazamento de dados repercutiram entre os leitores, uma delas sobre 2,2 bilhões de dados divulgados gratuitamente na Internet. Confira mais detalhes sobre esses e outros destaques na notícias mais lidas na editoria Softwares em fevereiro.

Lista mostra emojis mais populares no Twitter — Foto: Divulgação Lista mostra emojis mais populares no Twitter — Foto: Divulgação

Lista mostra emojis mais populares no Twitter — Foto: Divulgação

Quer comprar celular, TV e outros aparelhos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Emojis mais usados no Twitter

Um relatório, feito em parceria com a agência We Are Social e a plataforma de mídia Hootsuite, revelou quais são os 30 emojis mais populares no Twitter. A favorita entre os usuários é a carinha chorando de rir (😂), usada 2,291 bilhões de vezes no microblog. Em segundo lugar ficou o coração vermelho (❤️), com 1,097 bilhão de usos no Twitter. O símbolo da reciclagem (♻️) ganhou a terceira posição no ranking, publicado 936 milhões de vezes — popular entre os árabes, a figura é usada para incentivar as pessoas a compartilhar os tuítes.

2. Emoji 'mixuruca' vira piada

Emoji "mixuruca" ganhou duplo sentido na Internet — Foto: Reprodução/Emojipedia Emoji "mixuruca" ganhou duplo sentido na Internet — Foto: Reprodução/Emojipedia

Emoji "mixuruca" ganhou duplo sentido na Internet — Foto: Reprodução/Emojipedia

Outro destaque em fevereiro também envolve emoji. O ícone "mixuruca", como ficou conhecido no Brasil, ganhou conotação sexual na Internet. Ele é usado com duplo sentido para se referir ao órgão genital masculino. O Pinching Hand ("Mão Beliscando", em tradução livre) – como é chamado oficialmente - mostra os dedos polegar e indicador próximos para identificar algo pequeno. Essa figurinha faz parte dos novos emojis de 2019. O pacote, divulgado pela Unicode, tem lançamento previsto para 5 de março.

3. Os novos emojis de 2019

Emojis anunciados para 2019 — Foto: Divulgação / Emojipedia Emojis anunciados para 2019 — Foto: Divulgação / Emojipedia

Emojis anunciados para 2019 — Foto: Divulgação / Emojipedia

A Unicode divulgou o pacote Emoji 12.0 com 230 novos emojis e símbolos para Android, iPhone (iOS) e outros sistemas operacionais. Entre as novidades estão flamingo, bicho-preguiça, cão-guia, waffle e mate (bebida também chamada de chimarrão ou tereré no Brasil). Um dos destaques é a diversidade. Foram adicionadas carinhas representando pessoas com deficiência - iniciativa proposta pela Apple em 2018 - e duas pessoas do gênero neutro de mãos dadas.

4. Contas do Instagram perdem seguidores

Usuários reclamam no Twitter sobre o sumiço de seguidores na rede social — Foto: Reprodução/TechTudo Usuários reclamam no Twitter sobre o sumiço de seguidores na rede social — Foto: Reprodução/TechTudo

Usuários reclamam no Twitter sobre o sumiço de seguidores na rede social — Foto: Reprodução/TechTudo

Diversas contas brasileiras e estrangeiras no Instagram perderam seguidores drasticamente em menos de um dia. De acordo com o Google Trends, o bug começou na madrugada do dia 13 de fevereiro, a partir de 1h. Houve também relatos de usuários do mundo todo no Twitter. Entre as teorias estava a iniciativa da rede social de combater bots e contas falsas para compra de seguidores. O problema, que não passava de um bug, foi solucionado na quinta-feira (14).

5. Mais de 2 bilhões de senhas divulgadas de graça na Internet

Cibercriminosos divulgam de graça cerca de 2,2 bilhões de dados de usuários — Foto: Pound5 Cibercriminosos divulgam de graça cerca de 2,2 bilhões de dados de usuários — Foto: Pound5

Cibercriminosos divulgam de graça cerca de 2,2 bilhões de dados de usuários — Foto: Pound5

Os dados de aproximadamente 2,2 bilhões de usuários foram divulgados em fóruns e sites de torrent de graça por hackers. Desse total, 750 milhões de logins e senhas são novidades, enquanto os demais vazamentos têm origem antiga, como os casos noticiados do Yahoo, LinkedIn e Dropbox. Esse pode ser considerado um dos maiores vazamentos de informações pessoais na Internet.

6. Hackers vendem dados de 127 milhões de contas

Hackers vendem mais de 127 milhões de senhas de diversos sites na dark web — Foto: Pond5 Hackers vendem mais de 127 milhões de senhas de diversos sites na dark web — Foto: Pond5

Hackers vendem mais de 127 milhões de senhas de diversos sites na dark web — Foto: Pond5

Outro destaque de fevereiro também envolve vazamento de informações. Foram expostas mais de 127 milhões de senhas de oito sites para venda no Dream Market, mercado de produtos ilegais na dark web. Entre os alvos estão o buscador de passagens Ixigo, a ferramenta de vídeo ao vivo YouNow e o jogo online Stronghold Kingdoms. Segundo o site britânico The Register, os dados roubados estavam à venda por R$ 54 mil em Bitcoin.

7. Google descobre se sua senha vazou

Extensão Google Password Checkup para navegadores com Chrome — Foto: Reprodução/Paulo Alves Extensão Google Password Checkup para navegadores com Chrome — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Extensão Google Password Checkup para navegadores com Chrome — Foto: Reprodução/Paulo Alves

O novo recurso do Google rastreia senhas vazadas sem armazenar os dados pessoais dos usuários. A extensão para Google Chrome emite um alerta caso as suas senhas tenham sido roubadas por hackers. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com pesquisadores da Universidade de Stanford. O Google lançou o software no dia 5 de fevereiro.

8. 'Escondido' no WhatsApp Web

Tutoriais para WhatsApp Web ganham destaque em fevereiro — Foto: Foto: Lucas Mendes/TechTudo)  Tutoriais para WhatsApp Web ganham destaque em fevereiro — Foto: Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Tutoriais para WhatsApp Web ganham destaque em fevereiro — Foto: Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Dois tutoriais sobre o WhatsApp Web fizeram sucesso no último mês. Com a extensão A WA Web Plus para Chrome, é possível esconder nomes, fotos de perfil e prévias de mensagens na versão web do WhatsApp. Essa função é útil para quem usa o app em locais públicos ou no computador do trabalho.

Outro tutorial ajuda o usuário a não deixar rastros em grupos do WhatsApp Web. O plugin Invisible Mode para Chrome permite ler conversas, áudios e vídeos de grupos anonimamente pelo computador.

9. Postar no Instagram pelo computador

ContentCal ajuda a criar e agendar posts no Instagram pelo computador — Foto: Reprodução/Marvin Costa ContentCal ajuda a criar e agendar posts no Instagram pelo computador — Foto: Reprodução/Marvin Costa

ContentCal ajuda a criar e agendar posts no Instagram pelo computador — Foto: Reprodução/Marvin Costa

O ContentCal é um serviço que permite criar e agendar posts gratuitamente no Instagram pelo computador. Além disso, é possível fazer times de gerenciadores de forma profissional tanto para administrar contas comerciais, quanto perfis de pessoas públicas. Vale destacar que nem todas as ferramentas estão disponíveis na versão gratuita.

10. Windows 10 April Update 2019

Aprenda a reportar bugs em PCs com Windows 10 — Foto: Carolina Oschendorf/TechTudo Aprenda a reportar bugs em PCs com Windows 10 — Foto: Carolina Oschendorf/TechTudo

Aprenda a reportar bugs em PCs com Windows 10 — Foto: Carolina Oschendorf/TechTudo

A atualização do Windows 10 também aparece entre as matérias mais lidas de Softwares em fevereiro. Supostamente chamado de Windows 10 April Update 2019, o sistema da Microsoft pode ganhar melhorias na aparência e novas ferramentas, como a facilidade de pesquisar arquivos no PC. O update deve ser lançado em abril.

Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo