Celulares

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Huawei P30 é o próximo celular da marca chinesa, com lançamento previsto para o dia 26 de março, em Paris. O smartphone deve vir em três edições: a regular, a mais potente P30 Pro e a mais básica P30 Lite. Segundo rumores, os telefones devem seguir os passos da geração anterior e apostar em um conjunto poderoso que alia design refinado, bateria de longa duração e câmeras potentes.

A Huawei ainda não comercializa seus aparelhos no Brasil, embora tenha prometido voltar a atuar no país. Ainda assim, os celulares podem se tornar opção para quem opta por importar ou comprar em uma loja no exterior. Confira, a seguir, o que esperar de especificações como tela, processador, memória e armazenamento dos próximos lançamentos chineses.

Sucessor do Huawei P20 Pro pode ter câmera com zoom de até 10x — Foto: Divulgação/Huawei

Tela curvada com leitor de digitais

Os celulares não devem quebrar o ritmo de telas cada vez maiores em smartphones. Dados vazados por pessoas ligadas à indústria apontam que o mais avançado P30 Pro terá display de 6,5 polegadas; o P30 normal, de 6,1 polegadas; e o P30 Lite, de 6 polegadas, todos com tecnologia OLED, notch em forma de gota (como no Moto G7 Plus) e resolução Full HD+ (1080 x 2340 pixels).

Os dois modelos mais avançados da linha deverão trazer visual curvado na frente e atrás, similar ao Galaxy S10. Já o modelo Lite, poderá contar com tela plana (flat), de modo parecido com o Galaxy S10E.

Huawei P30 deverá trazer tela maior que o antecessor P20 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Ficha técnica de ponta

O chip Kirin 980, fabricado pela Huawei em processo avançado de 7 mm, deverá marcar presença em pelo menos uma das três edições do P30. O componente traz CPU octa-core de até 2,6 GHz e já apareceu em outros smartphones da marca, como o Honor Play, anunciado em outubro de 2018 com foco em games.

Nos bastidores, comenta-se também a possibilidade do modelo P30 Pro estrear o Kirin 990, chipset ainda mais poderoso e equipado com modem 5G. Já o P30 Lite, mais modesto e barato, poderá vir com o Kirin 710, octa-core de categoria intermediária.

Os aparelhos deverão contar ainda com memória RAM de 4 GB a 8 GB, dependendo da versão, além de armazenamento de 64 GB a 256 GB, variando conforme a edição. Porém, não está descartada a possibilidade de uma opção do P30 Pro com 12 GB de RAM.

Sucessor do Huawei P20 deve aprimorar conjunto de câmeras — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Câmera quádrupla com zoom avançado

A linha P30 deverá herdar boa parte do conjunto fotográfico do P20, um dos pontos altos da geração do ano passado: câmera tripla de 40 MP, 20 MP e 8 MP. Dentre as melhorias, o destaque deverá ficar por conta de um sistema de zoom potente, capaz de aproximar objetos a longas distâncias sem afetar tanto a definição de imagem.

Rumores que circulam na web indicam que o P30 Pro poderá alcançar até 10x de zoom híbrido, que combina software com o grupo de lentes a depender da ocasião. O P20 Pro chega, no máximo, ao zoom de 5x.

Além disso, o celular mais avançado da linha poderá vir com um quarto sensor de imagem na traseira dedicado a captar profundidade. Do tipo ToF, o componente seria capaz não apenas de ajudar na composição de fotos com fundo borrado, mas também a escanear o ambiente em 3D para incrementar apps de realidade aumentada. A câmera frontal, segundo rumores, será de 32 MP em todas as edições.

Nova geração deve trazer até quatro câmeras — Foto: Divulgação/Huawei

Bateria de longa duração e software inteligente

O sistema da Huawei, baseado no Android 9 (Pie) é um dos responsáveis pela duração de bateria acima da média oferecida na linha P20, algo que deve se manter na nova geração. A expectativa é que o P30 Pro traga célula de 4.200 mAh - P30 3 e P30 Lite deverão oferecer capacidade um pouco menor.

Preços e disponibilidade

A Huawei irá anunciar a linha P30 em 26 de março e deverá iniciar as vendas na semana seguinte, no começo de abril. A expectativa é que a versão Pro tenha preço na casa dos 1.000 euros, mesmo patamar de rivais como o Galaxy S10 Plus e iPhone XS Max.

Os outros modelos deverão ser comercializados por valores menores: especula-se que o P30 seja lançado por 749 euros, e o mais simples P30 Lite custe na faixa dos 360 euros.Provavelmente de fora do mercado brasileiro, os aparelhos também não deverão ser vendidos nos Estados Unidos, onde a Huawei trava batalha comercial contra o governo.

Mais do TechTudo