Por Murilo Molina, para o TechTudo


A Konami comemora 50 anos de sua fundação nesse mês de março, e em sua rica jornada foi responsável por alguns dos títulos mais influentes e celebrados da história dos games. Castlevania, Metal Gear, Silent Hill e Winning Eleven são alguns dos exemplos que mostram a relevância da empresa para o desenvolvimento dos jogos e seus fãs. Relembre as principais franquias da empresa japonesa.

Frogger

Uma das séries mais clássicas dos games, Frogger foi sucesso nos arcades e no Atari com sua jogabilidade minimalista e desafiadora. Usando simples comandos direcionais, é preciso passar por diversos obstáculos com o pequeno sapo sem encostar neles. Os ambientes vão de estradas movimentadas a corredeiras onde é preciso passar por troncos de árvore.

Konami 50 anos: relembre os melhores games da empresa japonesa — Foto: Reprodução/8 BitCentral Konami 50 anos: relembre os melhores games da empresa japonesa — Foto: Reprodução/8 BitCentral

Konami 50 anos: relembre os melhores games da empresa japonesa — Foto: Reprodução/8 BitCentral

Além de sua versão mais clássica, o jogo também teve lançamentos modernizados, com gráficos e jogabilidade aprimorados. Os resultados nem sempre foram os melhores, mas a natureza simples do título garante diversão e nostalgia para os fãs mais antigos.

Gradius

O jogo de naves com progressão 2D é um dos mais influentes do gênero, e está na mente dos antigos fãs com sua ação caótica e lendária trilha sonora. Sucesso nos antigos PCs e arcade, o game também tem versões mais modernas que trazem novidades em suas mecânicas e visual mais refinado para o jogo.

A série ganhou vida extra em outras plataformas, com games mais recentes como Gradius V (PS2, 2004), Gradius Galaxies (GBA, 2001) e a coletânea Gradius Collection lançada em 2006 para o PSP contendo cinco versões clássicas.

Gradius é referência em jogos de nave shoot em' up — Foto: Divulgação/Konami Gradius é referência em jogos de nave shoot em' up — Foto: Divulgação/Konami

Gradius é referência em jogos de nave shoot em' up — Foto: Divulgação/Konami

Contra

Lembrado por seu elevado nível de dificuldade, Contra estreou em 1987 nos arcades, e chegou ao NES um ano depois para se tornar um dos títulos mais importantes da plataforma da Nintendo. Tiroteio frenético, power-ups memoráveis e as épicas batalhas contra chefes são características fortes do game.

Além do lançamento original, a série também é muito lembrada por Contra 3: The Alien Wars, lançado no Super Nintendo em 1992, que levou a franquia para um novo patamar de qualidade e popularidade. Versões de menor impacto ainda chegaram a Mega Drive, PlayStation, PS2, Nintendo DS e Wii.

Contra 3: The Alien Wars é um dos melhores da franquia da Konami — Foto: Divulgação/Konami Contra 3: The Alien Wars é um dos melhores da franquia da Konami — Foto: Divulgação/Konami

Contra 3: The Alien Wars é um dos melhores da franquia da Konami — Foto: Divulgação/Konami

Winning Eleven / Pro Evolution Soccer

Principal jogo de futebol na era 32-bits, Winning Eleven fez a alegria dos fãs do esporte com um game muito a frente de seu tempo. A liderança se estendeu pela próxima geração, com destaque para as versões de 6 a 9, lançadas no PlayStation 2, que também foram base para diversas modificações, como o famoso Bomba Patch.

Com o tempo as versões ocidentais se transformaram em Pro Evolution Soccer, que evoluiu com as plataformas e ganhou gráficos realistas, equipes licenciadas, ferramenta de edição robusta e diversos modos online, como o myClub e as temporadas multiplayer.

Winning Eleven foi revolucionário para os jogos de futebol — Foto: Divulgação/Konami Winning Eleven foi revolucionário para os jogos de futebol — Foto: Divulgação/Konami

Winning Eleven foi revolucionário para os jogos de futebol — Foto: Divulgação/Konami

The Simpsons Arcade Game

O jogo de 1991 pegava carona no sucesso da animação da FOX, que ainda em suas primeiras temporadas se tornou um fenômeno em todo mundo. Com suporte para até quatro jogadores simultâneos, o game permite que os jogadores escolham entre os principais personagens do desenho animado e avançam por diferentes fases derrotando inimigos no melhor estilo beat em' up.

O clássico ainda recebeu relançamentos, incluindo versões para o Xbox 360 (via Live Arcade) e PlayStation 3, e uma nova versão single player para iPhone e iPad lançada pela Eletronic Arts no final de 2009.

Beat em' Up de Simpsons foi sucesso nos arcades — Foto: Reprodução/Wiki Simpsons Beat em' Up de Simpsons foi sucesso nos arcades — Foto: Reprodução/Wiki Simpsons

Beat em' Up de Simpsons foi sucesso nos arcades — Foto: Reprodução/Wiki Simpsons

Castlevania

Uma das franquias de maior sucesso da Konami, Castlevania é tão influente no mundo dos jogos que virou até parte do nome de um gênero, o "Metroidvania". A primeira versão foi lançada no NES em 1986, e desde então a série se tornou uma das gigantes dos games.

No total são mais de 30 títulos lançados para as mais diversas plataformas, com destaque especial para Symphony of the Night (PS1, 1997), considerado até hoje um dos melhores jogos já lançados. O mais recente, Lords of Shadow 2, combina os elementos tradicionais da série a mecânicas Hack n' Slash, no estilo God of War.

Symphony of the Night é o ponto alto da série Castlevania — Foto: Divulgação/Konami Symphony of the Night é o ponto alto da série Castlevania — Foto: Divulgação/Konami

Symphony of the Night é o ponto alto da série Castlevania — Foto: Divulgação/Konami

Metal Gear Solid

O game que definiu o gênero de jogos stealth (onde o objetivo é cumprir tarefas sem ser detectado) é a obra máxima de Hideo Kojima, e faz enorme sucesso entre os jogadores desde 1987, quando saiu para computadores da época e para o NES, primeiro console de mesa da Nintendo.

Desde então a série foi protagonista de alguns dos maiores lançamentos da história dos jogos, incluindo Metal Gear 2: Sons of Liberty, considerado um dos melhores de todos os tempos, Metal Gear Solid e o mais recente, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, de 2015.

Metal Gear Solid é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos — Foto: Divulgação/Konami Metal Gear Solid é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos — Foto: Divulgação/Konami

Metal Gear Solid é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos — Foto: Divulgação/Konami

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

International Superstar Soccer

Em uma época onde jogos de futebol contavam com gráficos e jogabilidade bem mais simples, International Superstar Soccer chegou como uma opção muito mais sofisticada para aqueles que buscavam uma experiência mais profunda e recheada.

Além da variedade de seleções jogáveis, os jogos da série ainda contam com campeonatos, sistema de passwords e até mesmo um editor de uniformes completo. ISSS ainda foi base dos famosos mods Ronaldinho Soccer e Campeonato Brasileiro, que contavam com atletas reais.

International Superstar Soccer foi o melhor jogo de futebol de sua época — Foto: Divulgação/Konami International Superstar Soccer foi o melhor jogo de futebol de sua época — Foto: Divulgação/Konami

International Superstar Soccer foi o melhor jogo de futebol de sua época — Foto: Divulgação/Konami

Silent Hill

Considerado por muitos o grande rival histórico de Resident Evil, Silent Hill tinha suas próprias armas para atrair os jogadores. Gráficos de primeira, clima sombrio e ritmo de jogo mais tenso e cadenciado tornaram as primeiras versões do game de horror um sucesso enorme entre os fãs.

Em seus 20 anos de história são oito lançamentos para a série principal, espalhados por diferentes plataformas. Os destaques ficam para Silent Hill (PS1, 1999) e Silent Hill 2 (PS2, 2001), responsáveis por grande parte do estouro da franquia.

Silent Hill 2 tinha clima sombrio e aterrorizante — Foto: Reprodução/silenthill.wikia.com Silent Hill 2 tinha clima sombrio e aterrorizante — Foto: Reprodução/silenthill.wikia.com

Silent Hill 2 tinha clima sombrio e aterrorizante — Foto: Reprodução/silenthill.wikia.com

Dance Dance Revolution

O jogo de dança da Konami marcou uma verdadeira revolução no gênero, com seus periféricos exclusivos no formato de tapetes de dança. DDR também foi sucesso nos arcades, com as máquinas que traziam plataformas iluminadas com os controles do jogo, e eram figura carimbada nos fliperamas de shoppings nos anos 2000.

O diferencial do game ficava por conta dos diferentes níveis de dificuldade, que o tornavam mais acessível para diferentes públicos. Além de suas versões tradicionais, DDR chegou a ganhar uma versão especial com Mario e sua turma, lançada exclusivamente para Game Cube.

Dance Dance Revolution Mario Mix foi um dos lançamentos mais interessantes da Konami — Foto: Divulgação/MobyGames Dance Dance Revolution Mario Mix foi um dos lançamentos mais interessantes da Konami — Foto: Divulgação/MobyGames

Dance Dance Revolution Mario Mix foi um dos lançamentos mais interessantes da Konami — Foto: Divulgação/MobyGames

Qual o melhor jogo da série Castlevania para você? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo