Celulares

Por Wallace Nascimento, para o TechTudo


Os Galaxy S10 e Galaxy Fold, o celular dobrável da Samsung, estrearam o novo painel AMOLED Dinâmico. Sucessor do Super AMOLED, a tecnologia promete a exibição de cores de cinema e ainda mais brilho em ambientes externos. Além disso, a novidade é compatível com HDR10+ e oferece mais conforto aos olhos, com a redução da emissão de luz azul. Confira, nas linhas a seguir, as novas possibilidades do display.

Display do Galaxy S10 (foto) utiliza a tecnologia AMOLED Dinâmico — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Display do Galaxy S10 (foto) utiliza a tecnologia AMOLED Dinâmico — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Display do Galaxy S10 (foto) utiliza a tecnologia AMOLED Dinâmico — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Um passo à frente do Super AMOLED

O Dynamic AMOLED, como é originalmente chamado, é uma evolução do Super AMOLED, visor que se tornou padrão em praticamente todos os celulares da Samsung. Desenvolvido pela própria marca, o Super AMOLED é uma variante do AMOLED (Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode).

O sucessor do Super AMOLED promete ainda mais qualidade de imagem, contraste e precisão. Além disso, a nova tecnologia traz novas possibilidades, como o leitor de digitais sob a tela.

Galaxy S9 Plus traz display Super AMOLED, padrão nos celulares da marca — Foto: Luciana Maline/TechTudo Galaxy S9 Plus traz display Super AMOLED, padrão nos celulares da marca — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Galaxy S9 Plus traz display Super AMOLED, padrão nos celulares da marca — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Cores de cinema e HDR10+

Uma das maiores novidades do AMOLED Dinâmico é a compatibilidade com HDR10+. O sistema oferece maior alcance dinâmico nos conteúdos com o formato. Na prática, os celulares com a tecnologia tendem a exibir brancos mais claros e pretos mais escuros, ou seja, um maior contraste durante a exibição.

A Samsung destaca que a melhora é possível pois o monitor utiliza uma tecnologia dinâmica de mapeamento de tom, usada para otimizar cores de cena para cena, exibindo a tonalidade ideal para cada situação.

Cores tendem a ter mais fidelidade no AMOLED Dinâmico do Galaxy S10 — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Cores tendem a ter mais fidelidade no AMOLED Dinâmico do Galaxy S10 — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Cores tendem a ter mais fidelidade no AMOLED Dinâmico do Galaxy S10 — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Brilho na medida certa

Outra novidade do AMOLED Dinâmico é a capacidade de exibir um brilho bem mais intenso, sem atrapalhar na fidelidade das cores exibidas. De acordo com a Samsung, a luminosidade do display atinge até 1.200 nits quando o celular é exposto à luz do sol, por exemplo. Com isso, o visor deve exibir imagens mais claras mesmo sob forte iluminação.

O visor também é capaz de reduzir em 42% a quantidade de luz azul, mesmo quando o filtro está desligado. Dessa forma, os usuários podem ter mais conforto ao ler e assistir vídeos no celular, entre outros casos.

Brilho do novo painel é mais intenso sob a luz do sol — Foto: Thássius Veloso / TechTudo Brilho do novo painel é mais intenso sob a luz do sol — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

Brilho do novo painel é mais intenso sob a luz do sol — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

Leitor de digitais e câmera frontal no display

Outro grande diferencial do novo painel do Galaxy S10 é o leitor de impressões digitais supersônico. O sensor fica escondido sob a tela e, para o desbloqueio, o usuário precisa tocar numa área específica para que o sistema reconheça a biometria e dê acesso às aplicações.

As novas telas da Samsung também dispensam o uso do notch, o recorte na parte superior utilizada para alocar sensores frontais e a câmera de selfies. Agora, a lente fica em um orifício dentro do próprio visor.

Galaxy S10, Galaxy S10E e Galaxy S10 Plus têm leitor de digitais sob a tela — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Galaxy S10, Galaxy S10E e Galaxy S10 Plus têm leitor de digitais sob a tela — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Galaxy S10, Galaxy S10E e Galaxy S10 Plus têm leitor de digitais sob a tela — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Celulares com a tecnologia

Por enquanto, apenas os últimos lançamentos da Samsung contam com o novo painel AMOLED Dinâmico: Galaxy S10E, Galaxy S10, Galaxy S10 Plus e o Galaxy Fold, primeiro smartphone dobrável da marca. A expectativa é que os próximos lançamentos sejam equipados com a tecnologia.

Samsung Galaxy S10, S10 Plus e S10e: veja lançamento dos novos smarts

Samsung Galaxy S10, S10 Plus e S10e: veja lançamento dos novos smarts

Mais do TechTudo