Por Felipe Vinha, para o TechTudo


A Microsoft demonstrou o Project XCloud em funcionamento em um celular Android, nesta semana, provando que é possível jogar games de última geração do Xbox One, como Forza Horizon 4, em dispositivos. O Project XCloud foi anunciado no final de 2018, mas foi recebido com muita desconfiança, já que o histórico de jogos que funcionam por meio de streaming de Internet não é dos mais bem sucedidos no mercado. Contudo, uma demonstração foi realizada em vídeo.

A apresentação ocorreu durante o programa online Inside Xbox, onde Kareem Choudhry, diretor da área de cloud gaming na Xbox, demonstrou a possível solução para rodar jogos de Xbox One nos celulares. A demonstração foi feita em um aparelho Android, mas não utilizava controles na tela, e sim um joystick do próprio console, ligado via Bluetooth.

Project XCloud — Foto: Reprodução / TechTudo Project XCloud — Foto: Reprodução / TechTudo

Project XCloud — Foto: Reprodução / TechTudo

O funcionamento se dará da seguinte forma: o jogo roda a partir de servidores da Microsoft, preparados para isso, e transmitem para o celular por meio do aplicativo de streaming. A ideia é que tudo funcione sem "lag" ou impedimentos. Porém, para quem não tem o controle do Xbox One, o aplicativo também oferecerá a opção para jogar com controles virtuais.

Esta foi apenas uma demonstração inicial do Project Xcloud, que ainda não tem previsão de lançamento para o grande público. Contudo, a Microsoft avisa que esta não será uma opção para substituir o mercado de consoles, mas sim dar mais oportunidades para que todos possam jogar, em plataformas variadas.

Mais do TechTudo