Por Nicollas Ribeiro, para TechTudo


PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG) conta com um ranking para sua versão disponível para PC (Steam), PS4 e Xbox One, e outro ranking para o PUBG Mobile, game para baixar em celulares Android e iPhone (iOS). Os jogadores do Battle Royale são classificados em patentes de acordo com o desempenho que têm em partidas ranqueadas. Os players jogam durante toda a temporada para acumular pontos com suas habilidades e serem premiados com recompensas. Saiba mais, a seguir, sobre as patentes, pontuações e recompensas do jogo de sobrevivência lançado pela Blue Hole Entertainment.

PUBG: jogo é um dos responsáveis por popularizar o gênero Battle Royale — Foto: Divulgação/PUBG Corp.

Ranqueada PUBG Mobile e PUBG

A cada temporada, o ranqueamento de PUBG é reiniciado em todas as suas versões. O sistema de ranking é único em cada plataforma do jogo. Na versão do PUBG Mobile, o jogador já inicia na patente Bronze V. Já no jogo para PC e consoles, os players precisam disputar 10 partidas para liberar seu primeiro ranking, ou recuperar o da temporada anterior. Os modos Solo, Duo e Squad, tanto no Modo Clássico em 1ª pessoa, como em 3ª pessoa no Battle Royale, também possuem pontuação distintas.

PUBG Mobile

Atualmente, o ranking de PUBG Mobile é dividido em sete categorias: Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante, Coroa e Craque Supremo, além da patente Conquistador para o Top 500. Cada um delas, exceto as duas últimas, possuem cinco subdivisões (I, II, III, IV, V). Os pontos das partidas ranqueadas são separados em: Total de Pontos, Pontos de Sobrevivência e Pontos de Abate, todos contabilizados ao fim de cada jogo.

  • Pontos de Sobrevivência: são determinados pelo ranking obtido ao final de cada partida;
  • Pontos de Abate: são determinados pela quantidade de abates e o modo de cada um dentro da partida;
  • Total de Pontos: são determinados pelo desempenho geral, combinando os dois resultados anteriores.

PUBG Mobile tem um ranking específico — Foto: Divulgação/PUBG Corp

Em cada temporada é possível subir ou descer de patente, conforme os resultados obtidos nas partidas. Além disso, as vitórias podem conceder Proteção de Categoria, evitando assim uma queda eminente ao perder pontos. Todos os jogadores receberão caixas de recompensas baseadas em sua posição/patente mais alta alcançada durante a temporada. Vale lembrar que existem dois tipos de premiações: Recompensa de Categoria e Prêmio ao Fim da Temporada. Confira, na tabela, a pontuação e as recompensas de cada patente.

PUBG Mobile

Patentes Pontos Recompensas de Categoria Prêmios ao Fim da Temporada
Bronze (V ao I) 1200 - 1699 - Caixa de Bronze
Prata (V ao I) 1700 - 2199 Sapatos de combate Caixa de Prata
Ouro (V ao I) 2200 - 2699 Jaqueta de combate Caixa de Ouro
Platina (V ao I) 2700 - 3199 Calça de combate Caixa de Platina
Diamante (V ao I) 3200 - 3699 Óculos de combate Caixa de Diamante
Coroa (V ao I) 3700 - 4199 Scar L - Fúria Caixa de Coroa
Craque Supremo + 4200 Paraquedas Caixa de Craque
Conquistador Top 500 Moldura de Avatar de Conquistador Caixa de Conquistador

PUBG PC e Consoles

Já na versão PUBG para PC e consoles, a distribuição de patentes é diferente, assim como a distribuição de pontos. O jogo possui sete níveis de patentes: Iniciante, Novato, Experiente, Habilidoso, Especialista, Perito e Sobrevivente. Cada patente conta com cinco subdivisões, exceto os dois últimos. Além disso, os jogadores que estiverem nas primeiras 1000 colocações receberão o título de Sobrevivente Solitário. Na tabela abaixo, veja a pontuação necessária para subir de patente.

PUBG PC e Consoles

Patentes Pontos
Iniciante (V ao I) 1 - 999
Novato (V ao I) 1000 - 1999
Experiente (V ao I) 2000 - 2999
Habilidoso (V ao I) 3000 - 3999
Especialista (V ao I) 4000 - 4999
Perito (V ao I) 5000 - 5999
Sobrevivente +6000
Sobrevivente Solitário Top 1000
Mais do TechTudo