Por Victor Toledo, para o TechTudo


A Samsung registrou uma patente de TV completamente sem fio. De acordo com o documento, a televisão teria uma fina barra eletromagnética integrada e uma base externa, que serviria como alimentação de energia via indução. O mecanismo é semelhante ao utilizado atualmente nos carregadores sem fio de smartphones.

A proposta da empresa sul-coreana de deixar a TV "invisivel" não é nova. Na linha QLED, a fabricante apostou em um cabo transparente ligando o aparelho a um hub de conexões. Além disso, Samsung apostou no Modo Ambiente, que faz o dispositivo "sumir" ao reproduzir a parede de fundo.

Quer comprar uma TV 4K barata? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

Eliminar os fios das TVs smart é um dos objetivos da Samsung — Foto: Divulgação/Samsung Eliminar os fios das TVs smart é um dos objetivos da Samsung — Foto: Divulgação/Samsung

Eliminar os fios das TVs smart é um dos objetivos da Samsung — Foto: Divulgação/Samsung

Com a nova patente, a Samsung deve entrar de vez na produção das "TVs do futuro". A tecnologia usaria eletromagnetismo para induzir as correntes elétricas do transmissor, que ficaria localizado junto a outros aparelhos, à barra eletromagnética, integrada na parte de trás da TV. Dessa maneira, os fios suspensos acabariam de vez, já que na maioria das vezes a única forma do consumidor escondê-los é incorporando à parede.

One Connect concentra conexões e elimina os fios — Foto: Luciana Maline/TechTudo One Connect concentra conexões e elimina os fios — Foto: Luciana Maline/TechTudo

One Connect concentra conexões e elimina os fios — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Uma tecnologia parecida já é encontrada nos smartphones. Alguns modelos apresentam carregadores via indução: basta aproximá-los à base para que o carregamento se inicie. Entretanto, essa tecnologia é nova para aparelhos de TV, já que a distância necessária para a transmissão de energia precisa ser maior.

Ainda não há nenhuma previsão a respeito de quando esse recurso tecnológico deve chegar nas TVs da Samsung, já que é apenas uma patente. Mas o registro por si só é um sinal de que a empresa pode vir a desenvolver o projeto futuramente.

Smart TV: qual devo comprar? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo