Redes sociais

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O WhatsApp está testando um aviso que mostra o número de compartilhamentos de uma mensagem dentro da plataforma. Um novo alerta também passa a relatar quando um texto foi “compartilhado com frequência” no mensageiro. O objetivo da divulgação desses dados seria ajudar o usuário a perceber que uma mensagem muito popular pode conter fake news ou spam – saiba denunciar.

Os recursos experimentais foram descobertos nesta quinta-feira (21) pelo WABetaInfo, site especializado em WhatsApp, durante análises na versão 2.19.80 do programa Beta do aplicativo para Android. Vale lembrar que a novidade ainda não está disponível para os usuários.

Mensagem encaminhada no WhatsApp — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O número de encaminhamentos de uma mensagem seria exibido dentro da seção “Informações da mensagem”, na mesma janela em que é possível saber se o texto foi recebido e lido pelo destinatário. O usuário só teria acesso a essa estatística nas mensagens que ele enviou. Ou seja, caso quisesse saber o número de compartilhamentos de um post recebido, seria preciso também repassar o texto para algum contato.

Ainda segundo o WABetaInfo, essa contagem só chega até quatro encaminhamentos. A partir do quinto envio, o app passaria a exibir o alerta “compartilhado com frequência” no balão de texto, em vez de apenas “compartilhado”.

WhatsApp deve avisar quantas vezes uma mensagem foi encaminhada — Foto: Reprodução/WABetainfo

De acordo com o site, os recursos não estão disponíveis para todos os usuários do programa Beta do WhatsApp, e não existe uma confirmação de que serão adicionados à versão estável do app.

As medidas se unem a recentes alterações feitas pelo WhatsApp no intuito de combater a desinformação e as fake news dentro das suas conversas. No mês de janeiro, o mensageiro limitou o número de compartilhamentos para cinco contatos de uma vez. Na época, a empresa informou que “procurava novas maneiras de endereçar a questão de conteúdo viral”. Antes disso, passou a informar quando uma mensagem havia sido compartilhada, e não escrita pelo remetente.

WhatsApp avisa quando mensagem é encaminhada; saiba evitar

WhatsApp avisa quando mensagem é encaminhada; saiba evitar

Mais do TechTudo