Por Adriano Ferreira, para o TechTudo


O WhatsApp anunciou na última sexta-feira (8) que vai banir contas vinculadas ao GB WhatsApp e WhatsApp Plus, assim como a outras versões não-oficiais do serviço. A punição vai ser temporária, com duração de 72 horas, o que impedirá ações na plataforma oficial de mensagens. Após esse período, o usuário deve migrar para o software oficial – isso evita a expulsão permanente. Em um comunicado oficial, a rede social afirmou que "não autoriza esses apps de terceiros", pois não pode garantir medidas de privacidade e proteção de dados, o que fere os termos de uso do serviço. A plataforma recomenda desinstalar esses aplicativos não-oficiais.

Uma notificação será enviada para as pessoas que estiverem em desacordo com as normas do WhatsApp para avisar sobre o banimento. O usuário que permanecer nas plataformas alternativas corre o risco de ter suas informações pessoais expostas. Na nota divulgada pelo mensageiro, há instruções sobre como os interessados podem retornar ao serviço oficial de mensagens. O procedimento será descrito abaixo, mas sem imagens de demonstração, pois isso implicaria na instalação dos serviços terceiros.

WhatsApp vai expulsar contas hospedadas em versões não-oficiais do aplicativo — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo WhatsApp vai expulsar contas hospedadas em versões não-oficiais do aplicativo — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

WhatsApp vai expulsar contas hospedadas em versões não-oficiais do aplicativo — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Por usarem o código aberto do WhatsApp, o GB WhatsApp e o WhatsApp Plus não estão disponíveis nas lojas oficiais de aplicativos Google Play, do Google, e App Store, da Apple. Dessa forma, eles exigem o uso de um APK não-oficial. Vale ressaltar que esse recurso só funciona em celulares Android, ou seja, as versões não-autorizadas não podem ser incluídas em iPhone (iOS).

O atrativo dessas plataformas está na oferta de funções exclusivas – indisponíveis no WhatsApp oficial –, tais como: enviar áudios de até 100 MB; mensagens protegidas por senha; trocar a cor do cabeçalho; ocultar informações do remetente; não informar o último acesso ao aplicativo ou ficar online o tempo todo (mesmo com a tela estiver desligada); entre outras aparentes vantagens.

Como migrar do GB WhatsApp para a versão oficial do WhatsApp

1. Caso o usuário seja banido, é necessário esperar até o fim da medida. No GB WhatsApp, vá em "Mais opções", selecione "Conversas" e, por fim, "Salvar conversas";

2. Nas configurações do celular, vá em "Armazenamento" e depois toque em "Arquivos". Busque a pasta do GB WhatsApp e selecione-a. No canto superior direito da tela, pressione "Mais" e escolha "Renomear". O novo nome deverá ser "WhatsApp";

3. Baixe o aplicativo oficial do WhatsApp e faça a configuração padrão solicitada pelo mensageiro;

4. Confirme o seu número de telefone e selecione "Restaurar" na tela de Backup. Depois vá em "Próximo" e, então, as conversas salvas serão carregadas.

Como migrar do WhatsApp Plus para a versão oficial do WhatsApp

1. Baixe o WhatsApp oficial. Caso o histórico de conversas tenha sido salvo anteriormente, o app oficial fará a transferência de forma automática.

É importante ressaltar que, de acordo com o FAQ do WhatsApp, não há confirmação de que o usuário conseguirá manter suas mensagens. "Observe que não podemos garantir que a transferência do histórico de conversas será bem-sucedida porque o WhatsApp não é compatível com apps não oficiais".

Como esconder nomes, fotos de perfil e mensagens no WhatsApp Web

Como esconder nomes, fotos de perfil e mensagens no WhatsApp Web

MAIS DO TechTudo