Por Bruna Telles, para o Techtudo


Félix “xQc” Lengyel, streamer da Twitch TV, foi punido nesta quinta-feira (21) após matar seu personagem no GTA RP, um mod de GTA 5. xQc é ex-jogador da Overwatch League e atual player da Gladiators Legion e já se envolveu em polêmicas por comentários ofensivos e por infringir regras no jogo da Blizzard. Agora, o player foi notificado pelos moderadores dos servidores do mod após matar o seu personagem. Entenda, a seguir, as regras de GTA RP e a infração cometida por xQc.

xQc na Overwatch League — Foto: Divulgação/Robert Paul xQc na Overwatch League — Foto: Divulgação/Robert Paul

xQc na Overwatch League — Foto: Divulgação/Robert Paul

Entenda o caso

GTA RP é um mod que adiciona elementos de RPG em GTA 5 e que virou um sucesso. No game, o player ganha um personagem aleatório e escolhe a história que quer criar para o seu avatar. Para jogar, os usuários precisam estar em servidores específicos. Os streamers da Twitch se unem em um único servidor: o NoPixel.

Momento em que xQc prepara para matar, propositalmente, seu personagem em GTA RP — Foto: Reprodução/Twitch xQcOW Momento em que xQc prepara para matar, propositalmente, seu personagem em GTA RP — Foto: Reprodução/Twitch xQcOW

Momento em que xQc prepara para matar, propositalmente, seu personagem em GTA RP — Foto: Reprodução/Twitch xQcOW

O servidor tem regras sobre a história da cidade e as pessoas que vivem nela. Embora nenhum usuário tenha obrigação de jogar de maneira específica, eles precisam se comportar de acordo com os traços de personalidade escolhidos.

xQc jogou seu personagem do topo de um prédio na última terça-feira (19). As normas do NoPixel não citam especificamente matar um personagem de propósito, mas duas regras podem ser aplicadas ao caso de xQc. Uma fala sobre a "morte de um personagem ter grande impacto não só na sua história, mas nas histórias dos personagens conectados a ele" ser contra o regulamento. A outra diz que "não temer por sua vida quando você é ameaçado com armas ou danos sérios por outros meios" é uma quebra das regras.

A punição de xQc veio nesta quinta-feira (21) e os moderadores retiraram sua alta prioridade, recebida por ele ser um grande streamer. Em resposta no Twitter, xQc comentou que o jogo "só é divertido porque não é real, e podemos fazer escolhas que não faríamos na vida real". O player voltou ao GTA RP nos servidores NoPixel no mesmo dia, após aguardar na fila.

Mais do TechTudo