Produtividade

Por Adriano Ferreira, para o TechTudo


Os celulares Moto G7 e Motorola One, da Motorola, começaram a receber o Filtro de Chamadas nesta quinta-feira (4). A atualização funciona como um serviço de assistente de ligações, que serve para identificar chamadas com a ajuda da Google Assistente. O recurso promete descobrir quem está ligando e o motivo, com o objetivo de evitar contatos indesejados e spam.

Para usar a novidade, o usuário deve tocar em "Filtrar chamada" no botão entre atender ou desligar. A Google Assistente responde, então, com a seguinte mensagem: "Olá, a pessoa para quem você está ligando utiliza um serviço do Google e receberá uma cópia desta conversa. Você pode deixar seu nome e o motivo da chamada, por favor?". Vale lembrar que automatização de chamadas do Google já estava presente nos Pixel 3, Pixel 2 e Pixel original, chamada de Call Screen.

Chamadas de números desconhecidos terão que responder ao Filtro de Chamadas do Google caso usuário deseje — Foto: Helito Bijora/TechTudo Chamadas de números desconhecidos terão que responder ao Filtro de Chamadas do Google caso usuário deseje — Foto: Helito Bijora/TechTudo

Chamadas de números desconhecidos terão que responder ao Filtro de Chamadas do Google caso usuário deseje — Foto: Helito Bijora/TechTudo

Como funciona o Filtro de Chamadas

O Filtro de Chamadas do Google opera quando uma ligação estiver sendo recebida. Ao visualizar um número desconhecido, o usuário pode tocar em “Filtrar chamada”, opção localizada entre o botão de atender e desligar. Dessa forma, quem ligou receberá a mensagem de voz: “Olá, a pessoa para quem você está ligando utiliza um serviço do Google e receberá uma cópia dessa conversa. Você pode deixar seu nome e o motivo da chamada, por favor?”.

Além disso, é possível obter mais informações sobre a ligação, decidir entrar na chamada, desligar ou identificar como spam. Os números denunciados como spam são enviados para o Google.

O desenvolvimento do recurso surgiu principalmente para evitar as chamadas de spam. Nos Estados Unidos, de acordo com a Federal Trade Comission, ocorrem aproximadamente 500 mil reclamações mensais por conta de mensagens de textos e chamadas de voz de robôs – chegando ao recorde de 26,3 bilhões de ligações desse tipo.

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

O Google Assistente vai superar a Siri no iPhone? Usuários respondem no Fórum TechTudo.

Mais do TechTudo