Redes sociais

Por Giulia Araújo, para o TechTudo


O Facebook anunciou que a rede social vai ganhar novo visual na versão para PC e no aplicativo disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Nesta terça-feira (30), Mark Zuckerberg divulgou a completa reformulação de interface da plataforma, que deixa de usar o tom azul para adotar uma aparência mais simples e clara, com predominância da cor branca. O serviço também promete ficar mais rápido e imersivo, além de estar mais focado em grupos.

Facebook Dating: como usar e descobrir os amigos que estão a fim de você

Facebook Dating: como usar e descobrir os amigos que estão a fim de você

As plataformas do WhatsApp, Instagram e Messenger também vão passar por alterações. O mensageiro vai ganhar uma função útil para empresas exibirem seus produtos e serviços. O aplicativo de fotos e vídeos terá novas possibilidade na câmera para Stories, além de compras nativas e funções baseadas em realidade virtual. O chat do Facebook vai ter criptografia de ponta a ponta e sistema de compartilhamento de Stories. Os anúncios foram feitos durante a F8, conferência anual para desenvolvedores que ocorre em São Francisco, na Califórnia, EUA, até esta quarta-feira (1).

Facebook anuncia nova cor e interface da rede social para PC e celular — Foto: Divulgação/Facebook Facebook anuncia nova cor e interface da rede social para PC e celular — Foto: Divulgação/Facebook

Facebook anuncia nova cor e interface da rede social para PC e celular — Foto: Divulgação/Facebook

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Messenger

Conhecido também por M4, o novo aplicativo Messenger tem a intenção de ser o mensageiro mais rápido, confiável e seguro do mundo. Com um design renovado, a empresa garante que ele gastará menos bateria e terá criptografia de ponta a ponta. O método de segurança impede a interceptação dos dados compartilhados na plataforma por terceiros. A empresa promete que nem mesmo os desenvolvedores terão acesso a conteúdos restritos dos usuários

Compartilhamento de stories

A plataforma vai trazer a possibilidade de compartilhar Stories com amigos e família. Ainda com foco na privacidade das informações, os usuários poderão definir com quem irá compartilhar seus momentos desde o primeiro dia de uso.

Aplicativo criptografado

Como foi anunciado por Zuckerberg, a companhia tem por o objetivo central unir tecnologia e segurança. Por isso, o aplicativo de mensagens instantâneas do Facebook passa a contar com um sistema de criptografia de ponta a ponta para proteger as suas mensagens e arquivos. Segundo informações da empresa, o acesso aos dados será vetado a hackers, governos e até mesmo aos desenvolvedores da plataforma.

WhatsApp

Na apresentação feita no evento, além das novidades que o WhatsApp tem investido nos últimos anos, os desenvolvedores abordaram as novas transformações que o mensageiro mais popular do mundo passará nos próximos meses.

Bussiness Catalog

O item "Bussiness Catalog" é exclusivo para firmas e permite que o WhatsApp, já usado em transações comerciais, continue a se desenvolver. A partir dessa ferramenta, as companhias poderão colocar seus catálogos de produtos e serviços disponíveis. Assim, clientes em potencial vão conseguir acessá-los e acompanhar a disponibilidade dos artigos em tempo real.

Recurso para empresas permitirá um sistema mais dinâmico e informativo para os negócios — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Recurso para empresas permitirá um sistema mais dinâmico e informativo para os negócios — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Recurso para empresas permitirá um sistema mais dinâmico e informativo para os negócios — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Facebook

Chamado também por F5, o aplicativo terá mudanças significativas para os usuários. Com novo foco, a rede social muda o seu eixo de amigos para comunidades, além de apresentar mudanças no layout e novas ferramentas integradas. A novidade deve chegar primeiro no app, enquanto o Facebook para computador começa a receber a mudança nos próximos meses.

Novo Design

A ferramenta terá um novo design mais interativo e intuitivo. De acordo com o CEO Mark Zuckerberg, a transformação será drástica. "Ele nem é mais azul", brincou o executivo e fundador do serviço. Além de oferecer modo noturno e layout mais moderno, o Facebook também terá ferramentas específicas para as comunidades.

Comunidades como ponto central

O foco do Facebook se manteve nos amigos, porém aparentemente isso está prestes a mudar. Na reformulação anunciada do aplicativo, as comunidades se tornarão o ponto central de investimento. Com ferramentas de "sugestão de comunidades" mais desenvolvidas, o feed também vai incorporar recursos para grupos e ferramentas de interação simultânea.

Facebook Dating

Em um esquema parecido com redes de relacionamento, como o Tinder, o app também contará com uma plataforma voltada para esse mesmo intuito, o Facebook Dating. Nela, os interessados poderão paquerar online. Para preservar a privacidade dos usuários, as contas do Dating e do Facebook oficial não serão vinculadas. Ou seja, nem tudo que for postado no feed normal, será exibido no "Dating". O recurso foi lançado no Brasil nesta terça-feira (30).

Secret Crush

Outra ferramenta de paquera anunciada foi o Secret Crush. Com ele, o usuário pode adicionar a pessoa pela qual ele tem interesse em um lista. Caso a pessoa o adicione de volta, eles dão "match". Nada ocorrerá se a pessoa de interesse não o adicionar. A privacidade também é mantida nessa função, pois a pessoa desejada não sabe em qual lista está vinculada.

Facebook investe em versão da plataforma para paquera, o Facebook Dating — Foto: Marvin Costa/TechTudo Facebook investe em versão da plataforma para paquera, o Facebook Dating — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Facebook investe em versão da plataforma para paquera, o Facebook Dating — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Instagram

Com funções para usuários e empresas, o Instagram promete ferramentas que combinam a experiência privada e pública de maneira inédita. Para as corporações, novidades como a compra de produtos pela plataforma foram divulgadas. Já para os usuários poderão desfrutar de medidas para um ambiente mais seguro.

Nova câmera

A câmera foi aprimorada com possibilidades de uso originais. Na seção para conteúdos temporários, a plataforma dispensa a necessidade incluir um foto ou vídeo para publicar um Stories. Dessa forma, opções como Enquetes ou Perguntas podem ser aplicadas sem a necessidade um fundo, a ideia é facilitar a interatividade. A aposta foi denominada "Modo de Criação" e permite que aos interessados compartilhar apenas GIFs, Testes ou Stickers de maneira mais prática.

Compra de produtos pelo Instagram

A partir da próxima semana, os usuários vão conseguir usar o Instagram como plataforma de compra, pois será integrado um recurso nativo que permite adquirir roupas ou objetos, por exemplo, sem sair da rede social. A ferramenta dispensa contato via Direct ou redirecionamento a páginas de terceiros.

Arrecadar dinheiro

As pessoas preocupadas em exercer solidariedade vão poder fazer isso pelo Instagram. Por meio de um adesivo de doação, os interessados capazes de doar dinheiro para instituições sem fins-lucrativos, por exemplo. O sticker já está disponível nos Estados Unidos e deve para outros países em breve.

Ambiente seguro

Preocupados com ambiente digital e as suas consequências para a saúde mental, o Instagram revelou sua pretensão em liderar um movimento anti-bullying e promover uma rede saudável para os usuários. Uma das medidas que foram anunciadas foi o monitoramento do conteúdo dos comentários. Além disso, o número de likes nas fotos não será mais exibido obrigatoriamente, a intenção é evitar a relação entre o recurso à aceitação pelas pessoas.

Realidade Virtual

A difusão de recursos desenvolvidos com realidade virtual e a elaboração de novas tecnologia foram os pontos de destaque apresentados no encontro promovido pelo Facebook. Confira os últimos investimento da rede social nesse sentido:

  • Spark AR

Com mais de um bilhão de usuários nas plataformas WhatsApp, Facebook e Instagram, o Spark AR passa a oferecer suporte para Windows e macOS. A proposta é popularizar o acesso à realidade virtual. Além disso, a empresa pretende incluir novas ferramentas e recursos que prometem dinamizar e aprimorar a experiência de uso a fim de torná-la mais realista.

  • Óculos de realidade virtual

O Facebook também lançou dois produtos ligados à realidade virtual, os óculos Oculus Quest e Oculus Rift S. Os dispositivos serão responsáveis pode tornar o gráfico de jogos virtuais ainda mais realistas. Além disso, eles permitem ao gamer recomeçar o jogo de onde parou no PC. Os produtos prometem oferecer uma experiência inédita aos consumidores de games. Eles foram anunciados pelo preço de US$399 (cerca de R$ 1.573,93 em conversão direta) e estão disponíveis para a pré-venda nos Estados Unidos.

Como excluir muitas fotos no Facebook ao mesmo tempo

Como excluir muitas fotos no Facebook ao mesmo tempo

Como baixar lives do Facebook em HD pelo PC? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo