Por Carolina Ribeiro, para o TechTudo


Grabr é uma plataforma que facilita a importação e entrega de produtos caros ou indisponíveis no seu país. O site conecta compradores a viajantes em outros países, de maneira que estes importam o produto por preços mais em conta por meio de sites famosos como Amazon, Ebay, Walmart, Apple ou outras lojas virtuais ou físicas. O cliente faz o pedido na Grabr e, então, recebe ofertas de usuários dispostos a fazer a compra no exterior e entregá-la pessoalmente, sob uma taxa de 15% a 20% do custo total do produto. A comissão também inclui os impostos e taxas alfandegárias.

Além da parcela do viajante, a Grabr cobra uma taxa de 10% do cobrador pelos seus serviços. Para usar a plataforma, é necessário ter mais de 18 anos e criar uma conta a partir do perfil do Facebook ou conta de e-mail. O site está disponível para web, Android e iPhone (iOS) em diversos países, incluindo o Brasil. Veja a seguir mais detalhes do que é Grabr e como a plataforma funciona para os viajantes e compradores.

Grabr conecta compradores e viajantes para receber produtos do exterior e ganhar um dinheiro extra — Foto: Divulgação/Grabr Grabr conecta compradores e viajantes para receber produtos do exterior e ganhar um dinheiro extra — Foto: Divulgação/Grabr

Grabr conecta compradores e viajantes para receber produtos do exterior e ganhar um dinheiro extra — Foto: Divulgação/Grabr

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O que é Grabr?

Grabr é uma plataforma que permite ao usuário ganhar dinheiro comprando um produto durante uma viagem ao exterior e entregando para quem fez a encomenda. Os itens solicitados, em geral, são caros e indisponíveis localmente. Então, a proposta da Grabr é importar por valores abaixo da média por meio da conexão entre viajantes e clientes. Dessa forma, os compradores economizam com altas taxas de envio e, do outro lado, os viajantes recebem uma “recompensa” por seus serviços: 15 a 20% do custo total do item. A Grabr cobra uma taxa de serviço de 10% e o imposto da compra é de 8%.

Como a Grabr funciona para os compradores?

A Grabr funciona em quatro etapas para os compradores. Primeiro, é necessário fazer o pedido do produto e adicionar informações detalhadas, como nome, link, foto, descrição e preço, além de informar onde deseja que o viajante compre o item, a cidade onde mora para receber a mercadoria e a data desejada para a entrega.

Depois, é mostrado o preço do produto e demais valores cobrados: estimativa de recompensa do viajante (que será confirmada posteriormente e incluirá os impostos e taxas alfandegárias), taxa da própria Grabr e uma previsão do preço total do pedido.

Custos para solicitar produtos no exterior com Grabr — Foto: Divulgação/Grabr Custos para solicitar produtos no exterior com Grabr — Foto: Divulgação/Grabr

Custos para solicitar produtos no exterior com Grabr — Foto: Divulgação/Grabr

Em seguida, viajantes farão ofertas de entrega e o cliente deve escolher a mais adequada. Ao aceitar a comissão do viajante, será feita a cobrança do valor total. O pagamento pode ser efetuado por cartão de crédito ou débito local e transferência bancária, além de PayPal e cartões de crédito internacionais. Depois da volta do viajante, ele deve se encontrar em um local público com o cliente para concluir a entrega. Após o recebimento, é preciso confirmar a entrega na plataforma para que o viajante receba o pagamento via Grabr.

Vale destacar que o comprador receberá o reembolso caso o viajante não entregue o produto, mercadoria diferente do solicitado, se o item não for comprado do varejista que solicitou ou o produto estiver danificado. Se o viajante cancelar a entrega, ela será atribuída a outra pessoa em um período de 45 dias. Caso termine o prazo sem sucesso, a Grabr fará o reembolso ao cliente, mas ele pode ser antecipado se o comprador não quiser esperar ou fazer um novo pedido.

Como a Grabr funciona para os viajantes?

Já para os viajantes, o primeiro passo é pesquisar pedidos de acordo com o seu destino de ida e volta, além da data da viagem. Também é possível adicionar uma viagem e esperar que os compradores procurem pelos serviços. Quando solicitado, o viajante deve fazer uma proposta de valor pela compra, embalagem e transporte até a entrega do item. Na comissão devem estar inclusos os impostos e taxas alfandegárias.

Viajante entrega produtos e ganha dinheiro pelo serviço — Foto: Divulgação/Grabr Viajante entrega produtos e ganha dinheiro pelo serviço — Foto: Divulgação/Grabr

Viajante entrega produtos e ganha dinheiro pelo serviço — Foto: Divulgação/Grabr

Em casos mais difíceis de prever as taxas alfandegárias, o viajante e o comprador combinam para que o reembolso seja feito pessoalmente na entrega. Recomenda-se que os viajantes apresentem cópias dos recibos das taxas pagas ao comprador. Além disso, deve ser respeitado o valor limite de importação de bens.

Quando ocorre a confirmação de entrega na plataforma por parte do cliente, a Grabr reembolsa o viajante pela compra do produto e entrega uma “recompensa” no prazo de 10 dias úteis. O pagamento pode ser feito por depósito bancário ou PayPal. Caso o comprador não apareça para receber o produto ou não entre em contato em um prazo de sete dias, a Grabr garante reembolso para o viajante.

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