Por Constância García, de Taipé, Taiwan*


Quer dicas para investir e entrar de vez na carreira de pro player? O TechTudo conversou com Kacper "A83650" Kwiecinski, único representante da Polônia no Campeonato Mundial de Hearthstone 2019. O jogador de 20 anos dá dicas e revela segredos de top decks para quem deseja ser jogador profissional. Além disso, "A83650" também conta um pouco do início de sua carreira.

Vale lembrar que o Campeonato Mundial de Hearthstone 2019 acontece em Taipé, Taiwan. Participam da competição os 16 jogadores classificados nas eliminatórias regionais para o principal torneio de Hearthstone do ano. O Mundial tem como premiação total U$ 1 milhão, cerca de R$3,9 milhões em conversão direta. Os playoffs da competição acontecem no próximo domingo, 28 de abril.

Kacper "A83650" Kwiecinski — Foto: Divulgação/Blizzard Kacper "A83650" Kwiecinski — Foto: Divulgação/Blizzard

Kacper "A83650" Kwiecinski — Foto: Divulgação/Blizzard

Dica 1: acredite que é possível

A frase clássica "um sonho não é seu se você deixar de sonhar" é a chave de ouro para o sucesso do jogador profissional. Muitas vezes, dedicar a vida para o sucesso no game não é algo bem visto pela sociedade. "A83650" conta que sua carreira como jogador profissional não era aprovada por sua família. "Eles não achavam que eu poderia chegar em algum lugar com um simples jogo. Quando terminei a escola, consegui mudar de país e hoje o meu salário são os prêmios que ganho jogando Hearthstone. Isso é gratificante", acrescenta.

Dica 2: treine e veja potencial em todos os seus jogos

Um segredo valioso para quem quer se tornar jogador profissional é ter a certeza que todos os seus jogos, por mais que não sejam bons, podem se tornar grandes aliados para o seu futuro. "Tem dias em que não conseguimos fazer um bom jogo. Mas, é preciso entender que qualquer jogo, por pior que ele seja, é importante. Treinar e entender que mesmo perdendo o jogador acaba ganhando é essencial para quem quer seguir essa carreira", afirma "A83650".

Dica 3: planeje sua vida para tornar-se um campeão

Como perceber que o seu passatempo pode virar uma carreira de verdade? Para alguns jogadores, a virada desta chave é entender que não é preciso encarar o jogo como trabalho. "Comecei a jogar Hearthstone em 2015 e só depois de 1 ano percebi que poderia fazer do jogo a minha vida. Eu tinha 16 anos e não queria pensar em trabalho naquele momento. Ser jogador profissional me permitiu ter uma vida mais leve. Eu amo jogar e trabalhar com o meu hobby foi a melhor escolha que fiz", completa "A83650".

Kacper "A83650" Kwiecinski — Foto: Divulgação/Blizzard Kacper "A83650" Kwiecinski — Foto: Divulgação/Blizzard

Kacper "A83650" Kwiecinski — Foto: Divulgação/Blizzard

Dica 4: conheça e confie no seu deck

Ter um top deck forte e com pontuação alta é o sonho de qualquer jogador. Mas o caminho pode ser longo até você conseguir chegar ao conjunto de cartas perfeito para o seu jogo. Para isso, "A83650" afirma que o conhecimento do poder de todas as cartas toda qualquer deck perfeito. "Jogar Hearthstone vai além de ter um deck dos sonhos. Às vezes o que vai mudar a direção do jogo é a estratégia que você usa e não somente uma carta forte", finaliza o atleta.

O Campeonato Mundial de Hearthstone 2019 acontece entre os dias 25 e 28 de abril em Taipé, Taiwan. Você pode acompanhar os jogos da competição pelo canal oficial da Blizzard Entertainment na Twitch, com narração em português, pelo computador ou pelo celular. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

* A jornalista viajou a convite da Blizzard Entertainment

Mais do TechTudo