Por Mariana Coutinho, para o Techtudo


O Movimento Bauhaus recebe uma homenagem do Google em seu aniversário de 100 anos nesta sexta-feira (12). O Doodle da gigante de pesquisas traz uma animação com formas básicas e cores primárias, elementos muito explorados nas pinturas de um dos mais famosos professores da Bauhaus, Wassily Kandinsky. A famosa escola de arquitetura e design foi fundada pelo arquiteto alemão Walter Gropius, com a finalidade de romper com modelos “tediosos” e inovar formas a partir da aliança entre artes, design e arquitetura para a criação.

A página inicial do Google exibe um logo estilizado com um botão de "play". Quando ativado, ele apresenta uma animação em que algumas linhas básicas relacionadas a triângulos, círculos e quadrados constroem as representações das áreas da escola: arquitetura, arte e design de objetos. De prédios a relógios e quadros, as áreas são representadas por figuras em cores básicas e fortes.

Doodle do Google homenageia o Movimento de Bauhaus — Foto: Divulgação/Google

Doodle do Google homenageia o Movimento de Bauhaus — Foto: Divulgação/Google

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que foi a Escola de Bauhaus?

Bauhaus foi a primeira escola de design do mundo e a mais famosa e influente escola de arte do século XX. O principal campo de trabalho da escola era a arquitetura, mas ela reunia diferentes profissionais, como pintores, artesãos, designers e engenheiros.

Sua produção misturava artesanato e tecnologia, sempre valorizando a produção em escala industrial. No campo da arquitetura, o movimento também tinha planos para a construção de casas populares. A escola foi influenciada pela revolução industrial para criar um estilo e uma forma de pensar o design e a arquitetura voltada para uma estética funcional e para a economia de materiais.

Além de Kandinsky, outros nomes de impacto faziam parte do corpo docente da Bauhaus, como László Moholy-Nagy, Paul Klee, Josef Albers, Herbert Bayer, Marcel Breuer, Lyonel Feininger, Oskar Schlemmer e Gerhard Marks. Apesar do sucesso, Bauhaus durou apenas 14 anos. Com a ascensão do nazismo, o movimento foi considerado de vanguarda e comunista e seus professores e alunos passaram a ser perseguidos pelo estado alemão.

Via Google

Qual é o melhor Doodle do Google? Opine no Fórum do TechTudo.

A história dos Doodles do Google

A história dos Doodles do Google

Mais do TechTudo