Por Rodrigo Roddick, para o TechTudo


A Mozilla, empresa por trás do navegador Firefox, quer que a Apple mude a forma de rastrear as informações de donos de iPhone. Nesta semana, a organização publicou um manifesto pedindo para que a fabricante altere como os anunciantes agregam dados sobre o perfil de uso e gostos dos proprietários do smartphone, a fim de garantir mais privacidade. A Mozilla também publicou uma petição pública endereçada à empresa da maçã.

Mozilla pede que Apple mude rastreio de usuários do iPhone — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo Mozilla pede que Apple mude rastreio de usuários do iPhone — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

Mozilla pede que Apple mude rastreio de usuários do iPhone — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

A manifestação e o abaixo-assinado foram publicados no blog da Mozilla nesta segunda-feira (15). Em nota, a desenvolvedora elogia os esforços da Apple para garantir mais privacidade ao iPhone, mas questiona a ativação involuntária de um mecanismo que recolhe informações de usuários para fins publicitários.

Cada celular da Apple conta com um ID único que permite o rastreio de ações de usuários por desenvolvedores quando os seus aplicativos são utilizados, a fim de trazer propagandas com melhor direcionamento. Este recurso pode ser desabilitado manualmente nas configurações do iOS ("Privacidade" > "Publicidade" > "Limitar o rastreamento de anúncios"). Segundo a Mozilla, a maioria das pessoas nem sequer sabe que isso é possível.

A solução proposta é de que os IDs sejam alterados manualmente para dificultar o rastreio de informações pelos anunciantes, explica a Mozilla. A expectativa é de que a medida, caso adotada pela Apple, garanta mais privacidade aos usuários.

iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR – Apple faz lançamento de celulares

iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR – Apple faz lançamento de celulares

Mais do TechTudo