Por Nicollas Ribeiro, para o TechTudo


Rocket League conta com um ranking para determinar o nível das habilidades de seus jogadores. No game de futebol de carros da Psyonix, os pilotos disputam partidas ranqueadas para acumular pontos e subir ou descer de nível, de acordo com o desempenho. Lançado em julho de 2015, o jogo está disponível em inglês para download no PC (via Steam), PS4, Xbox One e Nintendo Switch. Entenda, a seguir, os pontos, patentes e recompensas dentro das ranqueadas de Rocket League.

Rocket League agora permite partidas entre jogadores de todas as plataformas sem restrições — Foto: Divulgação/Psyonyx Rocket League agora permite partidas entre jogadores de todas as plataformas sem restrições — Foto: Divulgação/Psyonyx

Rocket League agora permite partidas entre jogadores de todas as plataformas sem restrições — Foto: Divulgação/Psyonyx

Ranqueada Rocket League

O sistema ranqueado foi introduzido na segunda temporada do jogo e está disponível para todas as plataformas. Os modos disponíveis no competitivo são: Solo, Duo, Solo Standard, Standard, Rumble, Dropshot, Hoops e Snow Day. O modo competitivo pode ser disputado por todos os jogadores e sua patente será determinada após o término de 10 partidas.

Patentes, divisões e pontuações

Atualmente, o ranking de Rocket League é constituído de sete níveis: Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante, Campeão e Grande Campeão. Cada um conta com três divisões (I, II e III) e quatro subdivisões, sendo I a mais baixa e IV a mais alta. Para subir de patente, é preciso vencer os jogos para adquirir pontos e melhor o nível de ranking.

Quanto melhor o MMR, mais chances o jogador tem de subir de patente — Foto: Divulgação / Psyonix Quanto melhor o MMR, mais chances o jogador tem de subir de patente — Foto: Divulgação / Psyonix

Quanto melhor o MMR, mais chances o jogador tem de subir de patente — Foto: Divulgação / Psyonix

Diferente da maioria dos jogos, o Rocket League não possui uma pontuação fixa para cada patente. Os jogadores são alocados em cada nível de acordo com o percentual de players e o desempenho de cada um. Além do MMR, o skill rate também é utilizado para este nivelamento. Os dados de cada partida são utilizados para determinar o desempenho. MVP, gols e assistências são algumas das pontuações utilizadas para determinar seu MMR e colocá-lo na arena com adversários e aliados do mesmo nível. Quanto maior for seu MMR, mais pontos serão distribuídos para o jogador ao vencer uma partida.

Recompensas

A temporada 10 de Rocket League começou no dia 19 de fevereiro e as recompensas ainda não foram divulgadas. Veja os prêmios da Season anterior de cada patente na tabela abaixo:

Recompensa de cada patente

Patente Recompensa
Bronze (I ao III) Rodas Bronze
Prata (I ao III) Rodas Prata + Rodas inferiores
Ouro (I ao III) Rodas Ouro + Rodas inferiores
Platina (I ao III) Rodas Platina + Rodas inferiores
Diamante (I ao III) Rodas Diamante + Rodas inferiores
Campeão (I ao III) Rodas Campeão + Rodas inferiores
Grande Campeão - Competitivo Título Grande Campeão + todas as rodas da Temporada 9
Grande Campeão - Rumble Título Campeão RNG + todas as rodas da Temporada 9
Grande Campeão - Dropshots Título Floor Destroyer + todas as rodas da Temporada 9
Grande Campeão - Hoops Título Dunk Master + todas as rodas da Temporada 9
Grande Campeão - Snow Day Título Blizzard Wizard + todas as rodas da Temporada 9
Mais do TechTudo