Celulares

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A Qualcomm fez o lançamento dos novos processadores Snapdragon 665, Snapdragon 730 e Snapdragon 730G, destinados a telefones intermediários. A linha cobre desde os smartphones mais simples até os mais sofisticados dessa faixa de mercado. Dos novos processadores, o 730G é o mais específico e revela uma novidade da Qualcomm: destinado a jogos, vem com uma versão mais poderosa da unidade de gráficos encontrada no similar Snapdragon 730. Todos octa-core, os novos chips devem aparecer em lançamentos de várias marcas ao longo de 2019.

Nova linha Snapdragon conta com processador gamer — Foto: Divulgação/Qualcomm Nova linha Snapdragon conta com processador gamer — Foto: Divulgação/Qualcomm

Nova linha Snapdragon conta com processador gamer — Foto: Divulgação/Qualcomm

O Snapdragon 730G é o mais poderoso dos três. O destaque fica pelo Adreno 618, componente responsável pelo processamento gráfico do dispositivo. Segundo a Qualcomm, a versão instalada no 730G tem 15% mais performance do que o componente Adreno do 730.

O 730G tem também Wi-Fi com redução de latência e é capaz de renderizar imagens na tela com “HDR de verdade”, algo que pode dar resultados principalmente em games que suportam a tecnologia. Por fim, o Snapdragon gamer conta ainda com hardware para impedir trapaças em games.

O Snapdragon 730G é uma versão mais simples do mesmo processador. Também octa-core, o 730 dispensa a Adreno mais poderosa e os componentes que apelam a gamers, mas oferece suporte a sistemas de câmera tripla, com direito a sensores de profundidade.

O chip aplica traz inteligência artificial duas vezes mais rápida do que o antecessor direto, o Snapdragon 710. Assim como o 730G, o Snapdragon 730 tem velocidades 35% superiores ao modelo anterior, chegando a 2,2 GHz nos núcleos mais rápidos e 1,8 GHz nos seis núcleos econômicos.

Mais simples, o Snapdragon 665 deve aparecer em smartphones intermediários com preços mais em conta. Equipado com processamento de inteligência artificial como os 730, inclusive com recursos de reconhecimento de imagem, o 665 poderá trazer o suporte às câmeras triplas a celulares em conta, além de funcionar com sensores de até 48 megapixels.

Como descobrir a senha do Wi-Fi pelo celular

Como descobrir a senha do Wi-Fi pelo celular

Mais do TechTudo