Por Raquel Freire, para o TechTudo


O WhatsApp foi campeão de downloads no primeiro trimestre de 2019. A soma das duas principais lojas de aplicativos, Google Play para Android e App Store para iPhone (iOS), trouxe um resultado que ultrapassou a marca 200 milhões de instalações no período. A rede social se manteve logo à frente do serviço de mensagem nativo do Facebook, o Messenger. Os dados são da SensorTower, consultoria voltada para economia de mercado móvel, especialmente aplicativos.

Vale lembrar que o WhatsApp se tornou o mensageiro mais popular do mundo ao superar a plataforma lançada por Mark Zuckerberg em 2018, de acordo com relatório publicado no início de 2019 pela empresa de análise de mercado digital App Annie. A terceira posição do ranking de downloads foi ocupada pelo TikTok, que já bateu 1 bilhão de instalações e somou 188 milhões de usuários nos últimos três meses. A colocação diz respeito às instalações gerais e na Play Store, pois o resultado é diferente loja da Apple, em que a plataforma de dublagem de música foi a líder pelo quinto trimestre consecutivo.

WhatsApp, Messenger e TikTok formam o pódio dos apps mais baixados em 2019 até agora  — Foto: Divulgação/SensorTower WhatsApp, Messenger e TikTok formam o pódio dos apps mais baixados em 2019 até agora  — Foto: Divulgação/SensorTower

WhatsApp, Messenger e TikTok formam o pódio dos apps mais baixados em 2019 até agora — Foto: Divulgação/SensorTower

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Vale destacar que Zuckerberg emplacou quatro dos cinco apps mais baixados entre 1º de janeiro e 31 de março na classificação geral. WhatsApp, Messenger, Facebook e Instagram – todos da companhia – se mantiveram nas mesmas posições em relação ao último trimestre de 2018 nas duas lojas. A avaliação do desempenho em número instalações não inclui apps de jogos, organizados separadamente.

O total de instalações nos três primeiros meses de 2019 chegou a 28,1 bilhões. A Google Play foi responsável por 20,7 bilhões desse montante, e teve um aumento de 18,8% de downloads. Já a App Store contribuiu com 7,4 bilhões instalações, mas sofreu uma queda de 4,7% em relação ao trimestre anterior. A receita geral proveniente desses aplicativos foi de US$ 19,5 bilhões (cerca de R$ 77,4 bilhões, em conversão direta). Confira a lista completa dos apps mais baixados em 2019 até agora:

Lista geral

App Store

Google Play Store

Como melhorar o sinal da rede Wi-Fi? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

WhatsApp: perguntas e respostas sobre lista de transmissão de mensagens

WhatsApp: perguntas e respostas sobre lista de transmissão de mensagens

Mais do TechTudo