Por Fernando Sousa, para o TechTudo


As casas inteligentes vêm se tornando uma tendência, e um dos itens mais acessíveis para começar a transformar o seu lar são as lâmpadas smarts. Mesmo que você não tenha todo o imóvel conectado, pode adicionar essas luzes e ganhar algumas funcionalidades extras para seus ambientes. Uma delas, por exemplo, é ligar ou desligar a iluminação de casa em qualquer lugar, desde que seu smartphone esteja conectado à Internet, o que pode ajudar na economia de energia.

Com a chegada de diversos modelos ao Brasil e a maior facilidade de importação por meio do varejo online, adquirir um desses dispositivos pode ser uma opção interessante. A seguir, o TechTudo apresenta as principais vantagens e desvantagens para quem está considerando modernizar a iluminação de sua casa ou escritório.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

As lâmpadas inteligentes utilizam a tecnologia LED que garante economia de energia — Foto: Divulgação/Philips

Vantagens

Economia de energia

Uma característica importante, que faz com que a adoção das lâmpadas inteligentes seja uma ideia bem interessante, é a economia de energia. Isso é possível por conta de suas diversas funcionalidades, principalmente em configurações por meio do app.

Além de utilizarem uma tecnologia de LED, que ilumina mais gastando menos energia, esses dispositivos são capazes de detectar a presença dos usuários ou serem desabilitados remotamente. Assim, você não precisa se preocupar caso esqueça de desligar as luzes em casa, e pode fazer isso a caminho do trabalho, por exemplo.

Controle de qualquer lugar

As lâmpadas inteligentes funcionam conectadas a redes Wi-Fi, sendo possível realizar funções como ligar ou desligar, mudar as cores, a temperatura e até a luminosidade, dependendo do modelo. Alguns dispositivos possuem ainda funções adicionais, como câmeras de monitoramento incorporadas que enviam as imagens para smartphones, saídas de áudio e muito mais. Tudo isso pode ser controlado pelo app no celular, tablet ou sistema online, mesmo quando você não está em casa.

Lâmpada de LEd com câmera IP Inova CAM-8003 pode ser controlada remotamente — Foto: Divulgação/Inova

Diversas opções de cor

Se tradicionalmente as lâmpadas de LED são oferecidas na cor branca, com as lâmpadas inteligentes você pode utilizar muito mais opções de cores para iluminar seu ambiente, sem a necessidade de mudar o equipamento. Esse recurso está disponível em modelos como a Philips Hue, por exemplo, que já está à venda no Brasil desde 2014.

A opção permite que o usuário elabore o design dos cômodos de casa de uma maneira muito mais permissiva, além de ser uma ótima opção para criar um ambiente mais festivo ou mesmo divertido para aplicações específicas.

Lâmpadas inteligentes da Phillips permitem que você selecione a cor de exposição — Foto: Divulgação/Philips

Desvantagens

Poucas opções no mercado brasileiro

No Brasil, modelos de lâmpadas inteligentes ainda não são encontrados facilmente. Para adquirir um kit do tipo, é necessário buscar em lojas online ou recorrer a varejistas especializados. Além disso, poucas empresas que atuam no segmento lançaram suas soluções no mercado brasileiro. Portanto, importar esses produtos é uma opção interessante para quem quer deixar a casa smart. Mas vale lembrar que, nesse caso, não há garantia em caso de aparelhos com defeito, o que pode ser um problema.

Preços altos em relação a lâmpadas normais

Apesar das lâmpadas inteligentes oferecerem economia e comodidade, o investimento nesse tipo de dispositivo ainda não é assim tão acessível. O preço de uma única lâmpada inteligente pode ser de aproximadamente R$ 300, o que torna sua adoção difícil, principalmente em ambientes que demandam de mais pontos de instalação.

O valor dos kits com as lâmpadas ainda possui um valor bem proibitivo — Foto: Divulgação/Lumini

Além disso, acidentes são possíveis, e, se a lâmpada quebrar, o valor para repor a unidade é cerca de 30 vezes maior em relação a uma lâmpada econômica convencional. É possível adquirir lâmpadas inteligentes em kits de três ou mais lâmpadas, sendo que um conjunto básico pode ser encontrado no Brasil por cerca de R$ 1.400.

Requisitos para implantação

Para utilizar as lâmpadas inteligentes, seu imóvel necessariamente deve ter um ambiente de rede que permita aos dispositivos conectarem ao Wi-Fi. Portanto, caso o sinal não seja acessível a todos os dispositivos, é necessário realizar algumas adaptações no ambiente.

Para controlar os dispositivos você precisa de uma infraestrutura de rede e gadgets conectados — Foto: Divulgação/Philips

As lâmpadas inteligentes definitivamente não foram pensadas para serem controladas por meio de interruptores. Por isso, de acordo com o suporte das lâmpadas, você vai precisar de um smartphone, tablet ou PC, no qual o sistema seja configurado e possa ser o meio pelo qual todas os dispositivos são acessados.

O que é Wi-Fi mesh? Saiba no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo