Redes sociais

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O WhatsApp Business vai chegar ao iPhone (iOS) nesta quinta-feira (4). O mensageiro grátis para conta comercial ficará disponível para download grátis na App Store do Brasil e também poderá ser utilizado na versão para PC. A ferramenta permite compartilhar informações sobre seu negócio, como endereço físico, horário de funcionamento, logomarca, e-mail, site e telefone. Enquanto a versão corporativa do WhatsApp para dispositivos da Apple estava em período de testes nos aparelhos desde fevereiro, a versão estável do aplicativo já está disponível para celulares Android desde 2018.

A ferramenta pode ser usada por empresas de pequeno, médio e grande porte para otimizar a comunicação com os clientes por meio do chat mais utilizado no mundo. As informações são exibidas em modo público com o WhatsApp Business e podem ser vistas por qualquer pessoa na página de detalhes do contato, o que promete facilitar a comunicação dos clientes com a empresa.

WhatsApp Business no iPhone permite colocar informações de funcionamento da empresa na descrição do perfil — Foto: Divulgação/WhatsApp WhatsApp Business no iPhone permite colocar informações de funcionamento da empresa na descrição do perfil — Foto: Divulgação/WhatsApp

WhatsApp Business no iPhone permite colocar informações de funcionamento da empresa na descrição do perfil — Foto: Divulgação/WhatsApp

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Outros atrativos para os estabelecimentos são as ferramentas de mensagem, capazes de responder aos clientes de forma padronizada. O serviço permite criar respostas rápidas para perguntas frequentes e mensagens de saudação e de ausência, que são enviadas de forma automática para os consumidores que entrarem em contato com o perfil comercial.

O proprietário da empresa terá acesso às estatísticas de mensagens trocadas pela plataforma e, dessa forma, ele pode avaliar e adequar métodos de abordagem e interação com os clientes. O app emite relatórios com o número de mensagens entregues, lidas e recebidas, permite classificar mensagens com etiquetas coloridas, para facilitar o gerenciamento das conversas e priorizar as mais importantes, por exemplo — além de filtros para organizar os recados.

Empresas podem criar mensagens rápidas para usar nas conversas do WhatsApp Business no iPhone — Foto: Divulgação/WhatsApp Empresas podem criar mensagens rápidas para usar nas conversas do WhatsApp Business no iPhone — Foto: Divulgação/WhatsApp

Empresas podem criar mensagens rápidas para usar nas conversas do WhatsApp Business no iPhone — Foto: Divulgação/WhatsApp

Para criar um perfil comercial no WhatsApp Business, não é preciso ter o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CPNJ) ou pagar taxas. Basta fazer o download do aplicativo, confirmar o número de telefone e realizar o cadastro com os dados da empresa. Assim como na versão tradicional, o mensageiro Business também usa tecnologia de criptografia de ponta a ponta para proteger as mensagens compartilhadas na plataforma. O método de segurança virtual impede a interceptação do conteúdo por terceiros.

De acordo com o WhatsApp, a versão Business para iPhone também será lançada hoje nos Estados Unidos, Alemanha, Indonésia, Índia, México e Reino Unido. A novidade da companhia de Mark Zuckerberg – também responsável por Facebook e Instagram – será disponibilizada no mundo todo nas próximas semanas.

Contatos aparecem sozinhos no WhatsApp? Saiba como resolver no Fórum do TechTudo.

Como ler mensagens já apagadas no WhatsApp

Como ler mensagens já apagadas no WhatsApp

Mais do TechTudo