Acessórios

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A Yeelight LED Smart Bulb é uma lâmpada smart da Xiaomi. Com preços mais baixos em relação às concorrentes, o modelo é compaítvel com Google Assistente e pode funcionar sem a necessidade de um hub. Além disso, a lâmpada inteligente oferece as vantagens típicas desse tipo de item, como a possibilidade de automatizar os processos, trocar de cor conforme a necessidade, entre outras.

Outro ponto positivo de aparelhos do tipo é a promessa de economizar energia, reduzindo o consumo em até 83%, uma vez que seu uso é controlado por aplicativo. Vale ressaltar quer a Xiaomi não atua oficialmente no Brasil, e é necessário recorrer a sites de importação ou trazer o produto de fora por contra própria.

Lâmpada tem LEDs que podem criar 16 milhões de cores — Foto: Divulgação/Xiaomi Lâmpada tem LEDs que podem criar 16 milhões de cores — Foto: Divulgação/Xiaomi

Lâmpada tem LEDs que podem criar 16 milhões de cores — Foto: Divulgação/Xiaomi

A lâmpada é compatível com soquetes E26 e E27 e depende do celular para conectar à rede Wi-Fi. Ao instalar o dispositivo, basta baixar o app Yeelight para configurar e passar a ter acesso às funcionalidades direto pelo smartphone. Diferente das concorrentes, o dispositivo não exige o uso de um smart hub para controlar todos os dispositivos inteligentes da casa, o que simplifica a instalação e diminui os custos. Vale lembrar que é possível controlar mais de uma lâmpada no mesmo aplicativo.

Ao contrário de uma lâmpada comum, a Yeelight não acende um filamento: ela usa LEDs RGB que são eficientes em relação à economia de energia, reduzindo em até 83% o consumo sem perder o brilho, nas contas da Xiaomi. Os LEDs, que podem assumir 16 milhões de cores diferentes, permitem a personalização de qualquer ambiente e também prometem longa durabilidade. Segundo a fabricante, são cerca de 11 anos de uso para cada dispositivo.

Em termos de funcionalidades, o aplicativo permite definir horários para ascender e desligar automaticamente as lâmpadas, além de configurar a temperatura da luz, as tonalidades e até mesmo a leitura de cor a partir de fotos. Dessa forma, é possível criar o ambiente ideal para cada ocasião.

Xiaomi afirma que Yeelight tem vida útil de 11 anos — Foto: Divulgação/Xiaomi Xiaomi afirma que Yeelight tem vida útil de 11 anos — Foto: Divulgação/Xiaomi

Xiaomi afirma que Yeelight tem vida útil de 11 anos — Foto: Divulgação/Xiaomi

A lâmpada conectada da Xiaomi também é compatível com as plataformas Alexa, da Amazon, e Google Assistente. Dessa forma, é possível realizar comandos de voz para controlar o dispositivo a partir de uma interface centralizada nesses assistentes.

Embora a fabricante não atue oficialmente no Brasil, o produto está disponível para comprar por aqui por valores na faixa dos R$ 135, preço equivalente a apenas uma lâmpada. Para importar, é possível encontrar o aparelho por a partir de R$ 100 pela versão com LEDs RGB e 10 Watts de potência. Vale ressaltar que há custos adicionais de frete e taxas alfandegárias para trazer o dispositivo de fora.

Via Xiaomi

O que é Wi-Fi mesh? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo