Por Thássius Veloso, da redação


A gigante chinesa Huawei reconhece que consumidores brasileiros desistiram do Huawei P30 Pro em meio às incertezas sobre o futuro da companhia e do funcionamento dos produtos. “Houve casos isolados de devolução”, diz a empresa em nota ao TechTudo, sem revelar números. Ainda assim, o lançamento deste ano continua à disposição de novos compradores.

Desde domingo (19), o governo dos Estados Unidos impõe uma série de restrições que causaram um efeito cascata no mundo da tecnologia. A onda parece ter chegado ao território nacional, onde o celular de ponta Huawei P30 Pro chegou às lojas faz menos de uma semana.

Huawei P30 Pro tem notch em formato de gota — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo Huawei P30 Pro tem notch em formato de gota — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Huawei P30 Pro tem notch em formato de gota — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

A Huawei Brasil ressalta que as vendas estão mantidas. “Os consumidores podem ficar tranquilos, pois seus aparelhos continuarão funcionando normalmente, bem como recebendo as atualizações de segurança e de serviços do Google, como Google Play (incluindo aplicativos de terceiros) e Gmail”, diz em nota.

Ao menos um consumidor conseguiu o dinheiro de volta depois de procurar a empresa. Além disso, a Huawei se comprometeu a devolver o smartphone antigo dado em troca de desconto ou restituir o valor dele. Um atendente chegou a dizer que a situação “pode assustar mesmo”.

Parte da desconfiança pode ser explicada pela decisão tomada pelo Google, no início da semana, de cortar relações comerciais com a fabricante – número dois no mercado de celulares, atrás apenas da Samsung. O movimento colocaria em risco o desenvolvimento de novos produtos e mesmo a atualização dos já existentes, apesar de a Huawei constantemente ressaltar que os updates estão garantidos. Posteriormente, as duas empresas conseguiram prazo de 90 dias para manter tratativas enquanto as atualizações seguem o fluxo normal.

Huawei P30 Pro chega ao Brasil

Huawei P30 Pro chega ao Brasil

O Huawei P30 Pro chegou ao mercado nacional como opção de telefone premium com ficha técnica elevada. O destaque vai para a câmera quádrupla, com sensores de 40, 20 e 8 megapixels, além de um sensor 3D que consegue ler todo o ambiente. Já a câmera frontal tira selfies de 32 megapixels.

As vendas do equipamento marcam o retorno da Huawei ao Brasil. O preço sugerido de R$ 5.499 pode cair bastante, uma vez que é oferecido desconto na entrega do telefone antigo (o chamado trade-in). Numa iniciativa agressiva, a Huawei ainda bancou bônus de mais R$ 2 mil no primeiro dia de vendas em algumas cidades. O produto tem garantia de dois anos, extensão incomum no atual ambiente de telefonia.

Mais do TechTudo