Telefonia

Por Thássius Veloso, da redação


Clientes da Claro contam com a internet móvel mais rápida do país, com velocidade média de 10,17 Mb/s (Megabits por segundo). A Vivo ocupa a segunda colocação, com 8,32 Mb/s. As informações fazem parte de um estudo publicado pela empresa canadense Tutela, especializada em medições de 4G e 3G.

O ranking leva em consideração testes de desempenho realizados ao longo do primeiro trimestre em mais de 16 milhões de smartphones no Brasil. A TIM tem a terceira posição, com 7,97 Mb/s, enquanto a Oi ocupa a lanterna, com 6,65 Mb/s.

Download no Brasil
Resultados em Megabits por segundo (Mb/s). Considera acessos por 4G e 3G.
Fonte: Tutela | Janeiro a março de 2019

Esta é a primeira vez que a organização divulga relatório referente ao mercado nacional. Em janeiro foi a vez da OpenSignal, detentora de um dos velocímetros mais populares do mundo, também apontar a Claro como a número um do setor. Desde então, a prestadora enfrentou críticas pela forma como divulga o 4.5G, classificado pela organização Proteste como “jogada de marketing”.

O diretor de operações Leandro Demarchi, responsável pela Tutela na América Latina, resume o atual cenário em papo com o TechTudo: a Claro tem a maior cobertura de 4G, a TIM usa mais o 4G do que o 3G, e a Vivo tem força ao longo do litoral e de algumas áreas urbanas.

Envio de dados

A Claro também tem a maior velocidade em upload de arquivos, quando o usuário envia documentos para a internet. A funcionalidade impacta, por exemplo, a transmissão de fotos e vídeos pelo WhatsApp.

Upload no Brasil
Resultados em Megabits por segundo (Mb/s). Considera acessos por 4G e 3G.
Fonte: Tutela | Janeiro a março de 2019

Cobertura do 4G

Os clientes da TIM são os que mais frequentemente se conectam à internet 4G, cujas velocidades são maiores. A rede de quarta geração representa 67,8% das conexões, enquanto o 3G fica com 32,2%. A Claro tem a segunda maior disponibilidade de 4G, com 58,8%, enquanto o 3G representa 41,2% dos acessos.

Vivo e Oi ocupam as últimas posições, com respectivamente 48% e 43,7% dos acessos em localidades com a internet mais avançada do momento.

Demarchi conta que os usuários da Claro passam mais tempo em redes móveis. Já os da Oi são os que optam pelo Wi-Fi na maior parte do tempo. Pode estar relacionado com a cobertura mais limitada em algumas áreas – “notavelmente ruins mesmo no Rio de Janeiro”, ressalta o executivo.

Como colocar crédito no celular com app grátis

Como colocar crédito no celular com app grátis

Mais do TechTudo