Produtividade

Por Adriano Ferreira, para o TechTudo


O aplicativo Ribon traz diversas histórias para promover doações sem usar o dinheiro do usuário. Para isso, os interessados podem doar os ribons, moedas virtuais do serviço, que está disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Para obter as moedas, basta acessar o app e ler as notícias disponíveis. Dessa forma, empresas patrocinadoras da causa social, como Visa, Votorantim, Instituto Barcobrás e Rock in Rio, doam dinheiro real por meio de visualização de anúncios. Os donativos são feitos a comunidades em situação de extrema pobreza, para atender às necessidades essenciais como água, remédios e saúde básica.

As Organizações não Governamentais (ONGs) selecionadas pela plataforma estão nos rankings Give Well e The Life You Can Save, que avaliam instituições de maior impacto pelo mundo. Já foram realizadas mais de 500 mil doações, ultrapassando mais de 90 milhões com os ribons que foram convertidos em dinheiro. Por dia, é possível contribuir com pelo menos 100 ribons após uma história ser coletada pelo usuário.

Diferentes causas sociais têm auxílio do app que envia arrecadamento para ONG´s reconhecidas — Foto: Divulgação/Ribon

Quer comprar celular, PC e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Com apenas três dias de uso do aplicativo, já é possível fazer a diferença na vida de pessoas que estão em uma situação de vulnerabilidade social. Para exemplificar, uma criança pode ter fortificação alimentar durante 24 dias, tratamento de esquistossomose por oito dias, acesso à água potável por quatro dias, além de três dias de atendimento e de produtos para cuidados básicos de saúde.

Conheça o Ribon, aplicativo para fazer doações sem usar seu dinheiro — Foto: Divulgação/Ribon

As doações podem ser consultadas por meio de comprovantes mensais disponíveis no próprio app. Informações como a quantidade de medicamentos e outras iniciativas ficam localizadas na seção “Comunidade”. No perfil do usuário, é possível visualizar a quantidade exata de ribons doada para cada causa selecionada e o impacto gerado pelos dias garantidos de assistência. Além de dedicar o tempo para conseguir ribons, caso deseje ajudar ainda mais as causas sociais, o usuário pode comprar ribons com o valor mínimo de R$ 4,90 por mês. O dinheiro arrecado é 100% direcionado para as ONGs.

Os conteúdos das histórias são de relevância social, como sustentabilidade na produção de tênis, por exemplo, com informações sobre benefícios para o meio ambiente graças ao consumo consciente. Em outra história de impacto social publicada no Ribon, a mãe maranhense, Pureza Lopes Loiola, lutou para reencontrar o seu filho, desaparecido por se tornar uma vítima de trabalho análogo à escravidão.

Como consultar CPF no Serasa; app grátis funciona no celular

Como consultar CPF no Serasa; app grátis funciona no celular

Quais são os melhores aplicativos para Android? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo