Redes sociais

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Facebook terá uma grande mudança de visual em breve. Anunciada no evento F8 junto com novidades para Instagram, WhatsApp e Messenger, a renovação de design se chama FB5 e mira na simplicidade dos elementos gráficos da plataforma. A interface da rede social ficará mais limpa e irá abandonar a clássica cor azul tanto no PC quanto no celular. Segundo Mark Zuckerberg, um dos objetivos é também reforçar a vocação da plataforma para comunicação mais privada, dando mais destaque aos grupos dos quais os usuários participam.

A atualização do aplicativo começará a chegar imediatamente para algumas pessoas. Já a reformulação do site desktop tem previsão para ser liberada “nos próximos meses”. Veja o que esperar das alterações na aparência da plataforma.

Facebook começa a liberar novo visual no iPhone — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Tela inicial

A estrutura da página principal do Facebook se mantém praticamente inalterada. As postagens ficam em um feed central, ladeado por um menu de opções à esquerda e a lista de amigos online à direita. O Facebook Stories também continua no topo. No entanto, o visual de todos esses elementos muda: o fundo perde a coloração azul e fica branco, assim como a barra superior.

Novo design do Facebook terá visual mais limpo — Foto: Divulgação/Facebook

2. Organização de botões

O Facebook reorganizou os botões, transformando alguns menus que ficavam na lateral em abas na parte superior. São eles: Notificações, Vídeos, Perfil, Marketplace, Grupos e Messenger. A mudança também é um exemplo do que Zuckerberg quer dizer com a rede social ficar “mais simples, rápida e imersiva”. Tudo ficou mais dinâmico, já que os botões mostram o conteúdo correspondente no instante do clique, sem carregar uma nova página. A tendência é que a navegação do feed principal para outras seções da plataforma fique mais ágil.

Facebook tem novas abas para perfil, notificações, vídeos e demais funções — Foto: Divulgação/Facebook

3. Grupos

O destaque maior aos grupos começa no menu lateral da primeira página do Facebook. Como o Watch e demais itens viraram abas, a lista de botões mostra os grupos do usuário logo no topo. Já ao acessar a aba no topo, o usuário visualiza uma nova mensagem de boas-vindas e uma página com menor densidade de informações: há mais espaços vazios entre as colunas de texto e fotos. As seções de sugestões de grupos e categorias na parte principal da página, assim como a função de busca e os grupos aos quais o usuário pertence na lateral, permanecem.

Aba de grupos mantém estrutura, mas muda a aparência — Foto: Divulgação/Facebook

4. Notificações

Apesar do suposto foco em comunicação privada, o Facebook reservou a maior mudança visual para as notificações. Em vez de uma pequena janela suspensa, os alertas do usuário ganham uma página própria, com informações mais fáceis de visualizar. Comentários e menções aparecem ali no primeiro clique, sem precisar abrir o conteúdo completo em uma segunda página.

Notificações ganham sua própria tela no novo layout do Facebook — Foto: Divulgação/Facebook

5. Perfil

No lugar de um link na lateral, o perfil do usuário ganha um botão de maior destaque em uma aba central do Facebook. Ao acessar a tela, é possível ver informações como foto de perfil, nome e biografia centralizadas em relação à imagem de capa. O restante do layout fica igual, com exceção de um novo botão para adicionar um Story rapidamente com um clique.

Novo design traz foto, nome e outras informações do perfil centralizadas — Foto: Divulgação/Facebook

6. Facebook Watch

A seção de vídeos do Facebook no novo layout para web fica mais parecida com as versões para celular e TV. O tom escuro predomina, dando a impressão de que o usuário acabou de ativar o modo noturno no navegador. O resultado é uma imersão maior no conteúdo dos vídeos, que seguem tocando automaticamente.

Vídeos ficam mais imersivos com novo design escuro do Facebook Watch — Foto: Divulgação/Facebook

7. Marketplace

As mudanças na função de compra e venda do Facebook seguem o tom dos Grupos. Fotos e textos de descrição estão menores e há mais sobra de espaço entre cada anúncio. O visual é mais leve que o anterior, que continha sempre muita informação concentrada em pouca extensão de página.

Anúncios do Facebook estão mais limpos e organizados na nova versão — Foto: Divulgação/Facebook

Facebook Dating: como usar e descobrir os amigos que estão a fim de você

Facebook Dating: como usar e descobrir os amigos que estão a fim de você

Mais do TechTudo