Por FIlipe Garrett, para o TechTudo


Fãs da chinesa Xiaomi têm data marcada para conhecer o novo celular da empresa: em 28 de maio será apresentado o Redmi K20. O futuro smartphone apareceu tantas vezes nas redes sociais da companhia que acabou o mistério em relação a algumas especificações, como a câmera tripla de 48 megapixels, a bateria de 4.000 mAh e a tela capaz de ler impressões digitais.

O K20 virá com processador Snapdragon 855 (Qualcomm), o mesmo presente em outros telefones poderosos. Se confirmado no aparelho, representará uma mudança importante na linha Redmi, antes dedicada apenas a modelos intermediários. Até o momento, não há dados sobre o lançamento no Brasil. Nas linhas a seguir, saiba como deve ser o smartphone.

Restam poucas incógnitas a respeito do novo Redmi K20 — Foto: Reprodução/MySmartPrice Restam poucas incógnitas a respeito do novo Redmi K20 — Foto: Reprodução/MySmartPrice

Restam poucas incógnitas a respeito do novo Redmi K20 — Foto: Reprodução/MySmartPrice

Design e tela

Embora muito a respeito do Redmi K20 já tenha sido antecipado pela própria fabricante, há ainda questões em aberto. Uma delas diz respeito à câmera frontal que seria acionada com um mecanismo retrátil, em linha com o que ocorre com o recém-lançado OnePlus 7 Pro.

A opção por uma câmera frontal com acionamento mecânico permite que o Redmi K20 apareça com uma tela desobstruída pelo componente, aproveitando melhor a área útil da face do dispositivo e entregando um design mais limpo, parecido com o que a OnePlus conseguiu com o 7 Pro.

Câmeras

Redmi K20 apareceu em postagem que confirma câmera tripla e sensor de 48 MP — Foto: Divulgação/Redmi Redmi K20 apareceu em postagem que confirma câmera tripla e sensor de 48 MP — Foto: Divulgação/Redmi

Redmi K20 apareceu em postagem que confirma câmera tripla e sensor de 48 MP — Foto: Divulgação/Redmi

Uma das informações que foram confirmadas a respeito do novo Redmi é a presença de um sistema de câmera tripla no celular, inclusive com o destaque do uso de um sensor principal de 48 megapixels.

As informações sobre essa configuração de câmera vieram da própria marca, que postou uma imagem revelando detalhes na rede socal Weibo, bastante popular na China. O que ainda está em aberto sãos os dados técnicos a respeito das outras duas câmeras do telefone.

Desempenho

Acredita-se que o K20 terá câmera retrátil e leitura de digitais sob a tela — Foto: Reprodução/Weibo Acredita-se que o K20 terá câmera retrátil e leitura de digitais sob a tela — Foto: Reprodução/Weibo

Acredita-se que o K20 terá câmera retrátil e leitura de digitais sob a tela — Foto: Reprodução/Weibo

Na ficha técnica, mais detalhes adiantados de forma oficial pela Xiaomi/Redmi nas redes sociais. Dessa vez, as informações vieram de forma mais sútil pelas mãos de Manu Kumar Jain, executivo da Xiaomi na China: em uma postagem no Twitter, Kumar Jain usou uma imagem em que se lê “855” e postou uma saudação com a frase “hold my dragon” (“segure o meu dragão” em português), numa possível referência ao Snapdragon.

Uma das conclusões que se tira dessas informações é que o Redmi K20 será equipado com o Snapdragon 855, processador mais potente da Qualcomm em 2019. O detalhe é importante porque reforça a ideia de que a Redmi deixará de se concentrar apenas em modelos intermediários e básicos, passando a oferecer celulares mais poderosos.

Os detalhes sobre as entranhas do aparelho carecem de confirmação. Acredita-se que o Redmi K20 virá em diversas combinações de memória RAM (6 GB ou 8 GB) e de armazenamento (64 GB e 128 GB). Não se descarta, porém, a hipótese de um produto com ainda mais memória e espaço.

Em outra postagem na rede Weibo, a Xiaomi informa que o aparelho deve mesmo aparecer com uma bateria generosa de 4.000 mAh. Seria ainda compatível com recarga rápida.

Recursos

Ao mostrar uma foto real do Redmi K20, a Xiaomi acabou mostrando que o telefone não deve ter leitor de digitais no painel traseiro. A revelação vai de encontro a rumores que apontam para a presença de tecnologia de leitura de digitais direto na tela, algo que tornaria o Redmi K20 mais próximo de smartphones como o Galaxy S10.

A Xiaomi também divulgou vídeo que mostra o modo supercâmera lenta de 960 FPS (quadros por segundo) em ação. Há também a confirmação de que o K10 terá saída para fones de ouvido.

Xiaomi Mi 9 no Brasil: saiba preço e ficha técnica

Xiaomi Mi 9 no Brasil: saiba preço e ficha técnica

Mais do TechTudo