Por Gustavo Lima de Almeida, para o TechTudo


Jogos online como Free Fire Battlegrounds, GrandChase e World of Warcraft são conhecidos por usarem sistemas de guildas, equipes formadas por players que têm interesses em comum dentro do game. Os clãs buscam objetivos específicos, como conquistar o topo do ranking de guildas, reunir pessoas para completar conteúdos que exigem cooperação, ou simplesmente fazer amizades. Entenda, a seguir, a importância das guildas e como elas funcionam nos games.

Free Fire tem sistema de guildas que incentiva a cooperação — Foto: Divulgação/Garena Free Fire tem sistema de guildas que incentiva a cooperação — Foto: Divulgação/Garena

Free Fire tem sistema de guildas que incentiva a cooperação — Foto: Divulgação/Garena

O que é uma guilda?

Uma guilda é um grupo formado por pessoas que se juntam para conquistar um objetivo em comum. Dentro dos jogos, as guildas têm uma função similar: os jogadores se unem para completar missões juntos e se aprimorar.

Diferente das equipes aleatórias montadas para jogatinas isoladas, uma guilda é uma união duradoura. Por jogarem muito tempo juntos, as partidas em que membros de uma mesma guilda participam costumam ser mais eficazes, o que resulta em mais vitórias e conquistas. Dependendo do jogo, os participantes podem ser divididos de acordo com suas habilidades. Algumas guildas são tão organizadas que colocam patentes nos seus membros.

Membros de uma guilda no GrandChase e seus cargos — Foto: Reprodução/Murilo Tunholi Membros de uma guilda no GrandChase e seus cargos — Foto: Reprodução/Murilo Tunholi

Membros de uma guilda no GrandChase e seus cargos — Foto: Reprodução/Murilo Tunholi

Quais jogos usam guildas?

As guildas são muito famosas em jogos MMORPG, pois o trabalho de equipe e eficácia de diferentes talentos pode ser chave no sucesso de uma missão. Jogos como World of Warcraft e GrandChase movimentam muitas guildas que se especializam em diferentes objetivos.

Além dos RPGs, jogos de tiro também costumam ter seus próprio sistema de guildas, geralmente chamadas de clãs. Entre eles estão Call of Duty: Black Ops 4, PlayerUnknown's Battlegrouds (PUBG) e Free Fire, esse último conta com um sistema de ranking que beneficia guildas pelo seu desempenho e colocação. Para entrar em uma guilda é preciso atender a requerimentos, como nível dentro do jogo e frequência de atividade para participar dos chamados da guilda.

Ranking de Guildas do World of Warcraft — Foto: Reprodução/Gustavo Lima Ranking de Guildas do World of Warcraft — Foto: Reprodução/Gustavo Lima

Ranking de Guildas do World of Warcraft — Foto: Reprodução/Gustavo Lima

Qual a importância das guildas?

Além do benefício de jogar em grupo e evoluir coletivamente, as guildas oferecem um espaço de socialização dentro dos jogos. Pertencer a um grupo pode mudar totalmente a experiência do jogador, uma vez que as perspectivas de diversão e evolução dentro do jogo se tornam mais amplas. É como se reunir com seus amigos para uma jogatina casual, que pode ser tanto por diversão ou para "jogar sério". A diferença de uma guilda é que ela exige comprometimento e pode ter vários objetivos diferentes.

Lista de guildas ranqueadas no Free Fire — Foto: Reprodução/Nicollas Ribeiro Lista de guildas ranqueadas no Free Fire — Foto: Reprodução/Nicollas Ribeiro

Lista de guildas ranqueadas no Free Fire — Foto: Reprodução/Nicollas Ribeiro

Mais do TechTudo