Celulares

Por FIlipe Garrett, para o TechTudo


A Samsung anunciou o novo ISOCELL Bright GW1, primeiro sensor fotográfico para celulares com 64 megapixels de resolução máxima, valor recorde que supera as atuais câmeras de 48 megapixels vistas em smartphones. Embora tenha maior resolução e deva gerar fotos com mais detalhes, o sensor usa os mesmos pixels de 0,8 micrômetros da versão de 48 megapixels, o que implica num sensor fisicamente maior e mais sensível à luz.

A Samsung anunciou ainda que deve iniciar a produção em massa do componente no segundo semestre, o que sinaliza a possibilidade de modelos com a supercâmera no fim do ano.

Novo sensor da Samsung deve aparecer em lançamentos do segundo semestre — Foto: Divulgação/Samsung Novo sensor da Samsung deve aparecer em lançamentos do segundo semestre — Foto: Divulgação/Samsung

Novo sensor da Samsung deve aparecer em lançamentos do segundo semestre — Foto: Divulgação/Samsung

O novo ISOCELL usa uma tecnologia que efetivamente reduz a resolução máxima do sensor para compensar situações de baixa luminosidade. Se o sistema detecta luz insuficiente, o sensor pode combinar pixels para formar imagens de 16 megapixels.

A vantagem dessa técnica é que com uma resolução bruta inferior o sistema precisa iluminar uma quantidade menor de pixels, resultando em imagens com bom nível de detalhes, mesmo em ambientes com pouca luz.

A capacidade de transitar entre modos de menor ou maior resolução conforme a luminosidade era um diferencial importante que favorecia o sensor de 48 megapixels da Sony. Além de anunciar a novidade para a versão de 64 megapixels, a Samsung também salienta que uma nova versão do ISOCELL de 48 megapixels chegará ao mercado com o mesmo mecanismo de fusão de pixels.

O novo recordista deve esquentar uma corrida que anda animada desde que Sony e Samsung colocaram no mercado as opções de 48 megapixels que tem se tornado comuns: o Mi 9 (Xiaomi) e o Nova 4 (Huawei) são exemplos de telefones que já usam câmeras com a capacidade.

Galaxy S10, S10 Plus e S10e – Veja lançamento dos smartphones Samsung

Galaxy S10, S10 Plus e S10e – Veja lançamento dos smartphones Samsung

Mais do TechTudo