Telefonia

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo


Ligações de telemarketing são um incômodo para a maioria dos consumidores brasileiros: num estudo feito pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), 92,5% dos entrevistados afirmaram receber ligações indesejadas. Apesar do alto volume, apenas 11,2% dos entrevistados disseram ter procurado algum órgão de defesa do consumidor para denunciar a sua insatisfação.

Os números são parte de um estudo promovido pela Senacon, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com mais de 3 mil pessoas consultadas em abril de 2019. De acordo com o órgão, o objetivo é rastrear o descontentamento dos brasileiros com esse tipo de prática.

Segundo Senacon, mais de 90% dos brasileiros recebem ligações indesejadas — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo Segundo Senacon, mais de 90% dos brasileiros recebem ligações indesejadas — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

Segundo Senacon, mais de 90% dos brasileiros recebem ligações indesejadas — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

Segundo o estudo, 65% dos entrevistados afirmam receber mais de dez ligações por semana. A pesquisa também verificou a forma como essas ligações feitas: 48,7% dos telefonemas recebidos são feitos por algum tipo de sistema automatizado, que é comumente chamado de “robô” pelo público. Além disso, em 46,9% das ligações, o profissional do telemarketing oferece a compra de algum tipo de produto ou serviço.

De acordo com Luciano Timm, secretário da Senacon, o objetivo da pesquisa é estabelecer parâmetro para uma possível regulamentação do setor de telemarketing, para que seja possível criar, por exemplo, algum tipo de cadastro para quem não deseja mais receber chamadas, como funciona nos Estados Unidos. A pesquisa foi realizada por meio do portal Consumidor.gov.br entre 10 e 30 de abril de 2019.

Mais do TechTudo