Redes sociais

Por Paulo Alves, para o TechTudo


Filtros para reposts e compartilhamentos de música nos Stories foram os principais assuntos de junho sobre o Instagram. Ao longo do mês, a rede social também passou a permitir salvar conteúdo para usar depois e deixar o perfil colorido. No mesmo período, também começou a mudar o design da página do usuário, facilitou a recuperação de conta hackeada e, finalmente, liberou o sticker de música no Brasil. Veja, a seguir, um resumo das novidades do aplicativo de fotos e vídeos no último mês.

Como colocar música no Instagram Stories

Como colocar música no Instagram Stories

1. Filtro em repost

Uma dica que chamou a atenção do leitor do TechTudo mostra que é possível colocar usar filtros de maneira diferente ao aplicá-los em reposts e em publicações que vêm do Spotify: ao aplicar o efeito nesse tipo de conteúdo, o post fica com uma moldura colorida. A função escondida permite incrementar posts de uma forma que pouca gente conhece, destacando os arredores de uma postagem incorporada de outro lugar – em demais posts, os filtros sempre mudam o visual completo.

Filtros ficam com visual de moldura em reposts e compartilhamentos d música do Spotify — Foto: Reprodução/Marvin Costa Filtros ficam com visual de moldura em reposts e compartilhamentos d música do Spotify — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Filtros ficam com visual de moldura em reposts e compartilhamentos d música do Spotify — Foto: Reprodução/Marvin Costa

2. Orgulho LGBTQ+ no Instagram

Em junho, a rede social liberou funções comemorativas em alusão ao mês do orgulho LGBTQ+. O aplicativo ganhou ícone colorido e efeito de arco-íris nos círculos da foto em destaque nos Stories - para ativar, bastava usar hashtags relacionadas ao assunto, como #pride ("orgulho" em inglês), #lgbt, #bornperfect ("nascido perfeito") e #equalitymatters ("igualdade importa").

O app também passou a disponibilizar de forma permanente mais opções de gênero no perfil. De apenas "masculino", "feminino" ou "não especificado", as alternativas passam a ser "masculino", "feminino" e "prefiro não dizer", além de um campo em que o usuário pode digitar o gênero com o qual se identifica.

Instagram deixou fotos do Stories coloridos no mês do orgulho LGBTQ+ — Foto: Luciana Maline/TechTudo Instagram deixou fotos do Stories coloridos no mês do orgulho LGBTQ+ — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Instagram deixou fotos do Stories coloridos no mês do orgulho LGBTQ+ — Foto: Luciana Maline/TechTudo

3. Recuperação de conta facilitada

O Instagram anunciou no mês passado que começará a facilitar a recuperação de contas hackeadas. Vítimas de invasão poderão fazer login usando um número de telefone ou e-mail cadastrado: mesmo sem a senha do perfil, um novo código temporário servirá para entrar novamente na conta. Outra mudança está no tratamento de nomes de usuário, que passarão a ficar bloqueados por mais tempo depois de terem sido liberados por alguém.

A expectativa é que as novidades permitam que o próprio usuário possa tomar providências contra hackers, sem depender de medidas do suporte da rede social para redefinir a senha ou restabelecer o nome original do perfil. No entanto, ainda não há previsão para que os recursos sejam liberados para todos.

Função de segurança fornece código para recuperar conta — Foto: Divulgação/Instagram Função de segurança fornece código para recuperar conta — Foto: Divulgação/Instagram

Função de segurança fornece código para recuperar conta — Foto: Divulgação/Instagram

4. Fotos salvas em “Recentes”

O Instagram ganhou um recurso que evita perder fotos tiradas com a câmera do Stories. Ao deslizar para o lado na tela inicial e fotografar, o aplicativo passa a salvar todas as fotos tiradas, mesmo quando elas são descartadas. Mais tarde, os cliques ficam disponíveis em uma nova seção chamada “Recentes”: basta deslizar para cima no Stories para ver as imagens capturadas e reutilizar em novos posts. A função é diferente da função de salvamento que já existia na rede social, já que não exige que o usuário aperte um botão para guardar o conteúdo por conta própria – ao tirar uma foto e voltar, o material não é perdido.

Tutorial mostra como salvar fotos e vídeos para usar depois no Instagram Stories — Foto: Marvin Costa/TechTudo Tutorial mostra como salvar fotos e vídeos para usar depois no Instagram Stories — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Tutorial mostra como salvar fotos e vídeos para usar depois no Instagram Stories — Foto: Marvin Costa/TechTudo

5. Posts com música no Brasil

No final do mês, o Instagram finalmente lançou o sticker “Música” no Brasil. A função permite colocar trilha sonora e pedir recomendações de música em posts dos Stories e havia sido lançada em junho de 2018, mas estava restrita a outros países. Até então, brasileiros podiam apenas ouvir canções adicionadas por perfis estrangeiros ou aproveitar o recurso em seus próprios posts em viagens para o exterior. A novidade chegou com uma série de mudanças também para o Facebook: além do mesmo adesivo musical, a rede social ganhou lives com dublagem estilo karaokê e a possibilidade de adicionar um link para a sua faixa preferida no perfil.

Adesivo de música chegou em junho para usuários brasileiros — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Adesivo de música chegou em junho para usuários brasileiros — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Adesivo de música chegou em junho para usuários brasileiros — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Mais do TechTudo