Celulares

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A Asus precisou rebatizar o Zenfone 6 no mercado indiano em virtude de uma decisão judicial em favor da Telecare Network, fabricante que detém por lá o direito de uso do termo “Zen” em produtos de telefonia. Com isso, o novo Zenfone 6 chega à Índia sob a alcunha de Asus 6Z, repetindo a mesma ficha técnica com direito a Snapdragon 855 e o destaque da câmera flip de 48 megapixels.

A decisão judicial na Índia lembra a antiga polêmica em torno dos celulares Nexus do Google que demoraram a chegar ao Brasil justamente porque outra empresa detinha o nome Nexus no mercado nacional.

Apesar do nome diferente, Zenfone 6 indiano tem a mesma ficha técnica e câmera giratória da versão vendida em outros países — Foto: Divulgação/Asus Apesar do nome diferente, Zenfone 6 indiano tem a mesma ficha técnica e câmera giratória da versão vendida em outros países — Foto: Divulgação/Asus

Apesar do nome diferente, Zenfone 6 indiano tem a mesma ficha técnica e câmera giratória da versão vendida em outros países — Foto: Divulgação/Asus

De acordo com o site 91 Mobiles, a disputa toda em torno do nome dos celulares acabou resolvida em favor da marca indiana porque a Telecare conseguiu demonstrar que usa o nome Zen desde 2008. A Asus lançou o primeiro produto Zenfone apenas em 2014.

A alegação da marca indiana é de que o uso da marca ZenFone no mercado indiano explora os direitos da Telecare sobre o termo “Zen”. O tribunal concordou com a alegação e concluiu que a Asus poderia também acabar se beneficiando de uma eventual confusão por parte dos consumidores a respeito dos nomes parecidos.

Em sua defesa, a Asus argumentou que sempre usa o termo Zenfone em seus produtos e que isso seria suficiente para se diferenciar da rival local que aposta na linha Zen Mobile, algo que, no entender da Asus, seria suficientemente diferente.

Além da linha de smartphones, a decisão da justiça indiana afeta também tablets e notebooks da Asus que também usam o termo “Zen” na sua nomenclatura.

Lançado globalmente no último dia 16 de maio, o ZenFone 6 apareceu com câmera móvel inovadora e ficha técnica de respeito, com direito a processador top de linha, 6 a 8 GB de RAM e tela Full HD+ de 6,4 polegadas. O aparelho ainda não tem data de lançamento confirmada para o mercado brasileiro.

Como escolher o próximo celular

Como escolher o próximo celular

Mais do TechTudo