Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Aviões que decolarem a partir de 2021 deverão contar com uma nova forma de fornecimento de internet a bordo: o 5G, de acordo com os planos da empresa Gogo, especializada neste serviço. A companhia anunciou nesta semana que a tecnologia chegará inicialmente aos voos realizados na América do Norte. Para tanto, 250 torres serão usadas na comunicação que parte do solo e chega aos aviões em pleno ar.

Atualmente, os passageiros plugam celulares, notebooks e outros dispositivos à rede Wi-Fi disponibilizada pela Gogo dentro da aeronave. O procedimento não deve mudar, mas por trás da rede do avião estará a conexão 5G.

Provedor especializado em voos promete internet 5G a bordo de aeronaves já em 2021 — Foto: Divulgação/Gogo Provedor especializado em voos promete internet 5G a bordo de aeronaves já em 2021 — Foto: Divulgação/Gogo

Provedor especializado em voos promete internet 5G a bordo de aeronaves já em 2021 — Foto: Divulgação/Gogo

O 5G para passageiros deve oferecer vantagens como conectividade praticamente instantânea e velocidades que podem ficar entre dez e cem vezes mais rápidas do que o 4G.

Para chegar nisso, a Gogo usará uma rede que suporta todos os espectros de transmissão do 5G, decisão importante para garantir que, no futuro, a infraestrutura seja facilmente adaptada a padrões ainda mais rápidos.

A empresa informou que o sistema será implementado de forma a garantir que seja possível acessar também redes 3G ou 4G, com o objetivo de garantir conectividade o tempo todo em caso de dificuldade de conexão ou problemas de estabilidade.

Supondo que a Gogo seja bem-sucedida na empreitada, passageiros poderão conectar a redes 5G e consumir serviços hoje inviáveis num voo, como streaming de vídeos em alta resolução ou games por meio de plataformas como o Google Stadia.

Xiaomi Mi 9 chega ao Brasil

Xiaomi Mi 9 chega ao Brasil

Mais do TechTudo