Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A linha Xiaomi Mi 9 concentra os principais celulares da Xiaomi de 2019 e conta com quatro integrantes, cada um com uma proposta diferente. Enquanto o Mi 9 é a variante principal, o Mi 9 Transparent é a opção àqueles que desejam um smartphone com especificações poderosas. Com ficha técnica intermediária, o Mi 9 SE é a edição intermediária e mais em conta, ao passo em que o Mi 9T – versão global do Redmi K20 – inova graças à câmera frontal deslizante. A seguir, saiba as diferenças de cada telefone da Xiaomi.

Xiaomi Mi 9 chega ao Brasil; veja preço e ficha técnica

Xiaomi Mi 9 chega ao Brasil; veja preço e ficha técnica

Xiaomi Mi 9

O Xiaomi Mi 9 é a variante principal do smartphone premium da Xiaomi e o único da linha disponível oficialmente no Brasil. O smartphone possui tela de 6,39 polegadas com resolução Full HD+ (2340 x 1080 pixels), notch em forma de gota d'água, tal qual o Moto G7 e Huawei P30 Pro, e leitor de impressões digitais sob o display.

As especificações do celular são avançadas. A ficha técnica do Mi 9 é composta pelo processador Snapdragon 855, o mais poderoso da Qualcomm até o momento, memória RAM de 6 GB, armazenamento de 128 GB e bateria de 3.300 mAh. No exterior, ainda é possível encontrar outra edição com memória interna de 64 GB.

A câmera é um dos grandes destaques do celular, posicionando-o à frente do iPhone XS Max e Galaxy Note 9, no ranking do site especializado DxOMark. São três sensores na traseira, de 48 megapixels (principal, abertura de f/1.75), 12 MP (teleobjetiva e f/2.2) e 16 MP (Ultra Wide e f/2.2). Para selfies, são 20 MP (f/2).

Apresentado em maio de 2019 com o preço sugerido de R$ 3.999, o smartphone é comercializado na loja oficial da importadora desde junho por R$ 4.799.

Xiaomi Mi 9: celular marca retorno da Xiaomi ao Brasil — Foto: Divulgação/Xiaomi

Xiaomi Mi 9 Transparent (ou Explorer)

Também conhecido como Mi 9 Explorer, o Xiaomi Mi 9 Transparent é a variante mais avançada, com memória RAM de 8 GB ou 12 GB. Além disso, o armazenamento é de 256 GB. As demais especificações permanecem inalteradas.

Um dos destaques do celular é a traseira, que justifica o nome da variante: transparente. O design, porém, evocou uma polêmica por não ser, de fato, translúcido. Após as críticas, a Xiaomi reconheceu o que smartphone, na verdade, exibe apenas um dissipador de calor mais caprichado.

O smartphone não está à venda no Brasil, mas pode ser uma opção àqueles que têm uma viagem marcada ao exterior e desejam trazê-lo na bagagem. A importação via Correios, segundo a Anatel, é proibida.

Xiaomi Mi 9 Transparent é a opção mais avançada da Xiaomi — Foto: Reprodução/Xiaomi

Xiaomi Mi 9 SE

Se o Mi 9 Transparent é a edição mais avançada da linha, o Mi 9 SE é a variante mais simples, tal como é o Galaxy S10E para o Galaxy S10 e o iPhone XR para o iPhone XS. Dessa forma, o celular conta com uma ficha técnica mais modesta, sem comprometer destaques do Xiaomi Mi 9, como a câmera tripla, por exemplo.

O Mi 9 SE conta com tela menor, de 5,97 polegadas, também com resolução Full HD+. O conjunto fotográfico permanece com a mesma quantidade de sensores, mas com resoluções diferentes: 48 megapixels (f/1.75), 8 MP (teleobjetiva de f/2.4) e 13 MP (Ultra Wide de f/2.4). Na parte frontal, o smartphone repete os mesmos 20 MP.

A ficha técnica, diferentemente dos demais, é intermediária. Ela é composta pelo processador Snapdragon 712 (octa-core de até 2,3 GHz), memória RAM de 6 GB e edições com armazenamento de 64 GB ou 128 GB. Já a bateria é de 3.070 mAh.

Tal qual o Mi 9 Transparent e o Mi 9T, o smartphone não possui previsão de lançamento no Brasil.

Xiaomi Mi 9 SE é a opção intermediária da linha Mi 9 — Foto: Divulgação/Xiaomi

Xiaomi Mi 9T

O Mi 9T é a versão global do Redmi K20. O celular chama a atenção pela tela de 6,39 polegadas praticamente sem bordas, por conta da câmera frontal deslizante, posicionada em uma base mecânica que oculta o sensor de 20 megapixels quando não está sendo utilizado.

A ficha técnica do celular é intermediária, com o Snapdragon 730 (octa-core de até 2,2 GHz), memória RAM de 6 GB, armazenamento de 64 GB ou 128 GB e bateria de 4.000 mAh. A câmera traseira repete as especificações do Mi 9 SE.

Não há previsão de lançamento do celular no Brasil.

Xiaomi Mi 9T é a versão global do Redmi K20; celular possui câmera deslizante — Foto: Divulgação/Xiaomi

Via The Verge, GSMArena (1 e 2), XDA Developers (1 e 2) e DxOMark

Mais do TechTudo