Por Rubens Achilles, da Redação


O Dollify é um aplicativo gratuito para iPhone (iOS) e Android que permite ao usuário criar sua própria caricatura. Lançado no final do ano passado, o app chegou ao topo na lista dos softwares mais baixados da App Store brasileira nesta quarta-feira (26). O serviço está à frente de gigantes como WhatsApp, Instagram e YouTube, por exemplo. Segundo o site de monitoramento de aplicativos AppBrain, o número de downloads do Dollify na Google Play Store já passa de 5 milhões.

O aplicativo, que antes oferecia apenas opções de personalização feminina, começou a disponibilizar figuras masculinas na semana passada – o que pode ter ajudado a aumentar seu número de downloads. O Dollify também está em alta no Twitter, com usuários comparando as caricaturas com suas próprias fotos. O app pode ser baixado por meio da página de download do TechTudo.

Dollify: conheça o app de caricatura que é o novo sucesso no Brasil

Dollify: conheça o app de caricatura que é o novo sucesso no Brasil

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como funciona o Dollify?

As caricaturas criadas com o Dollify podem ter um alto nível de personalização do usuário. Após escolher as cores de pele e dos olhos, é possível selecionar o formato dos cílios e das sobrancelhas, da boca, e até mesmo adicionar sardinhas no rosto. O cabelo também pode ser customizado, com uma diversidade de cortes e de cores. Para finalizar, o usuário pode inserir acessórios, tais como óculos e colares.

Na semana passada, o app lançou uma atualização com personagens masculinos. Para utilizar, é preciso baixar o pacote gratuitamente, dentro do próprio app. Quando a caricatura estiver pronta, é só clicar no botão de compartilhamento para enviar às redes sociais, como WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter.

Outros aplicativos de caricaturas também já foram populares entre os usuários. Alguns exemplos são o Zmoji, o MojiPop, o Cartoon Photo e o Clip2Comic. Alguns deles funcionam de maneira similar ao Dollify, com criação de uma figura virtual a gosto do usuário. Outros adaptam fotos existentes para simular um desenho. É o caso do MomentCam, que viralizou em 2013 no Facebook.

Mais do TechTudo