Internet

Por Beatriz Cardoso, da Redação


A Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019 ganhou quatro Doodles nesta quinta-feira (13). As ilustrações na página inicial do Google mostram as seleções que jogarão hoje: Brasil e Austrália às 13h (horário de Brasília), e África do Sul contra China, às 16h. A transmissão do jogo ao vivo pode ser vista em tempo real online de graça pelo Globoplay (saiba como assistir à Copa do Mundo Feminina ao vivo).

O Google celebrará o campeonato com ilustrações desenhadas por artistas dos países participantes. Todos os desenhos mostram mulheres em partidas, e elementos culturais únicos de cada nação. A final da Copa do Mundo Feminina 2019 ocorre sete de julho, ao meio-dia, no estádio Parc Olympique Lyonnais.

Doodle do Google mostra desenhos de seleções da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019 — Foto: Divulgação/Google

Doodle do Google mostra desenhos de seleções da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019 — Foto: Divulgação/Google

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O Google perguntou às artistas convidadas o que inspirou os seus desenhos, e se há um objetivo específico em mente com o trabalho para o Doodle.

Brasil

Desenho mostra mulheres jogando futebol com bandeirinhas das cores da seleção — Foto: Divulgação/Google Desenho mostra mulheres jogando futebol com bandeirinhas das cores da seleção — Foto: Divulgação/Google

Desenho mostra mulheres jogando futebol com bandeirinhas das cores da seleção — Foto: Divulgação/Google

A imagem do Brasil foi pensada pela artista Laura Lannes, que descreve a imagem como “o futebol exerce uma atração gravitacional — uma força de união”. Laura é carioca, mas mora atualmente em Nova York. A ilustradora já trabalhou com veículos estrangeiros de renome, como The New Yorker, The Guardian e The New York Times.

Austrália

Doodle da Austrália foca em mostrar celebração do futebol — Foto: Divulgação/Google Doodle da Austrália foca em mostrar celebração do futebol — Foto: Divulgação/Google

Doodle da Austrália foca em mostrar celebração do futebol — Foto: Divulgação/Google

A artista Sophie Beer pôs em evidência o sentimento de comunidade na sua ilustração. A artista comentou sobre a comemoração que ocorre no país graças ao futebol. Essas características estão presentes no desenho com pessoas celebrando o jogo enquanto vestem roupas nas cores do uniforme da Austrália.

África do Sul

África do Sul comemora Copa do Mundo 2019 em Doodle — Foto: Divulgação/Google África do Sul comemora Copa do Mundo 2019 em Doodle — Foto: Divulgação/Google

África do Sul comemora Copa do Mundo 2019 em Doodle — Foto: Divulgação/Google

Pathu, desenhista sul-africana, ilustrou a beleza de Johanesburgo e de sua nação. A imagem representa mulheres ao centro, jogando uma partida de futebol, enquanto outras pessoas ao redor torcem com acessórios típicos e instrumentos, como a tradicional vuvuzela.

China

Ilustração chinesa mostra menina jogando bola sozinha — Foto: Divulgação/Google Ilustração chinesa mostra menina jogando bola sozinha — Foto: Divulgação/Google

Ilustração chinesa mostra menina jogando bola sozinha — Foto: Divulgação/Google

Lisk Feng, artista convidada para desenhar a imagem da China, ilustrou uma menina jogando bola sozinha, tendo uma cidade como plano de fundo para o jogo. A imagem apresenta tons predominantemente vermelhos, cor da bandeira oficial do país. Na entrevista, a desenhista enfatizou a falta de visibilidade do futebol feminino chinês.

Via Google

Qual o melhor Doodle do Google? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

A história dos Doodles do Google

A história dos Doodles do Google

Mais do TechTudo